Informe CNPq – Indisponibilidade dos sistemas
Em continuidade aos comunicados sobre a indisponibilidade dos sistemas do CNPq, incluindo as Plataformas Lattes (Currículo Lattes, Diretório de Grupos de Pesquisa, Diretório de Instituições e Extrator Lattes) e Carlos Chagas, esclarecemos:
- O problema que causou a indisponibilidade dos sistemas já foi diagnosticado em parceria com empresas contratadas e os procedimentos para sua reparação foram iniciados.
- O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da Plataforma Lattes.
- O pagamento das bolsas implementadas não será afetado.
- Todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a Prestação de Contas, estão suspensos e, de ofício, serão prorrogados.
- Os comunicados oficiais do CNPq são feitos exclusivamente por meio dos canais oficiais na internet: site e redes sociais. Manteremos todos atualizados sempre que houver novas informações sobre a questão.
- Para demais dúvidas, entre em contato com a Central de Atendimento pelo telefone 61 3211 4000 ou pelo e-mail [email protected]
Reforçamos que o CNPq/MCTI estão comprometidos com a restauração do acesso aos sistemas operacionais com a maior brevidade possível.
Fonte: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/informe-cnpq-indisponibilidade-dos-sistemas
Lattes, sistema com currículo de cientistas, fica fora do ar pelo 4º dia (27/07); CNPq tenta fazer reparo
Os sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência federal de fomento à pesquisa, chegaram nesta terça-feira, 27, ao quarto dia fora do ar. A indisponibilidade da plataforma compromete o acesso a currículos de cientistas no Lattes e outras operações ligadas à pesquisa. O conselho nega que os dados tenham sido perdidos.
O CNPq é uma entidade ligada ao Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pelo fomento à pesquisa e pelo pagamento de bolsas a cientistas em todo o Brasil. Os sistemas do conselho dão acesso aos currículos Lattes de milhares de pesquisadores e a informações sobre grupos de pesquisa e instituições em todo o País
Os dados hospedados nos sistemas do CNPq são usados pelos cientistas, por exemplo, para se candidatar a bolsas ou para prestação de contas a empresas que apoiam projetos de desenvolvimento científico.
Até as 14 horas desta terça-feira não havia previsão de restabelecimento dos sistemas. Segundo o CNPq, empresas foram contratadas para diagnosticar a causa da indisponibilidade dos sistemas e os procedimentos de reparação já foram iniciados.
Uma das preocupações de pesquisadores é que os dados registrados nas plataformas tenham sido perdidos, o que foi negado pelo CNPq na tarde desta terça-feira. De acordo com o órgão, há um backup das informações.
“O CNPq já dispõe de novos equipamentos de TI e a migração dos dados foi iniciada antes do ocorrido. Independentemente dessa migração, existem backups cujos conteúdos estão apoiando o restabelecimento dos sistemas. Portanto, não há perda de dados da plataforma Lattes”, informou o conselho.
O órgão também afirma que o pagamento de bolsistas, outra preocupação dos pesquisadores, não será afetado.
Segundo o órgão, está sendo feito um “esforço conjunto” com o MCTI para restaurar o acesso aos currículos na plataforma Lattes o mais rapidamente possível. Por causa da indisponibilidade do sistema, todos os prazos de ações relacionadas ao fomento do CNPq, incluindo a prestação de contas, estão suspensos e serão prorrogados.
Crédito: Júlia Marques, O Estado de S.Paulo – @internet 28/07/2021