Bolsonaro nomeia Bruno Bianco para o lugar de André Mendonça na AGU
Nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do ‘Diário Oficial da União’. Indicado para o STF, Mendonça foi exonerado.
O presidente Jair Bolsonaro nomeou Bruno Bianco como novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), no lugar de André Mendonça, indicado para o Supremo Tribunal Federal (STF). A nomeação foi publicada na edição desta sexta-feira (6) do “Diário Oficial da União” (DOU).
Na mesma edição do DOU, Bolsonaro exonerou André Mendonça do cargo de Advogado-Geral da União.
Bolsonaro nomeia Bruno Bianco para o lugar de André Mendonça na AGU — Foto: Reprodução / Diário Oficial da União
Bianco foi secretário especial da Previdência Social e do Trabalho no Ministério da Economia e virou secretário-executivo do novo Ministério do Trabalho, recriado nos últimos dias pelo governo.
No lugar de Bianco na secretaria-executiva deve ser nomeado o atual secretário do Trabalho, Bruno Dalcomo, nome que agrada também ao novo ministro do Trabalho e Previdência Social, Onyx Lorenzoni, e principalmente ao ministro Paulo Guedes, da Economia.
A indicação de Bruno Bianco, responsável pelas negociações e elaboração da reforma da Previdência Social, tem como objetivo ter dentro da AGU um nome afinado com a área econômica e que tenha um olhar especial para causas que venham a ter impacto negativo sobre os cofres públicos. É o caso, por exemplo, dos precatórios, cujo valor a ser pago pela União vai passar de cerca de R$ 50 bilhões neste ano para R$ 89 bilhões em 2022.
Segundo assessores, o presidente pretendia aguardar a aprovação do nome de André Mendonça pelo Senado para a vaga aberta no STF com a aposentadoria do ministro Marco Aurélio Mello. Mendonça enfrentava resistências entre senadores, mas está conseguindo diminuí-las e o Palácio do Planalto acredita na sua aprovação.
Portal do G1 – @internet 06/08/2021
Que chegue Abençoado por Deus e consiga exercer , com bastante entusiasmo e desenvoltura, essa Nobre missão para o Estado brasileiro, não esquecendo de incentivar as quatro carreiras que integram a Advocacia Pública Federal