Identificação da demanda brasileira por ensaios acreditados para têxteis inteligentes aplicados à saúde por meio da análise patentária
O mercado de tecnologias vestíveis gerou em torno de R$ 350 bilhões de receita em 2019, incluindo diversas aplicações.
Dentre essas, àquelas ligadas aos cuidados com a saúde vem se destacando, permitindo facilitar diagnósticos e salvar vidas.
No entanto, a existência de laboratórios de ensaio acreditados é um dos desafios a serem enfrentados pela indústria nacional para ampliação da participação no mercado de têxteis inteligentes.
O objetivo desse estudo é identificar a demanda brasileira por ensaios acreditados voltados aos têxteis inteligentes aplicados na área de saúde.
Para isso, foi feita uma análise de dados de patentes desta área, a fim de determinar a atual cobertura desses ensaios e as respectivas lacunas existentes.
Concluiu-se que a maior parte das tecnologias desenvolvidas em têxteis inteligentes aplicados à saúde requer ensaios elétricos, magnéticos e de software. Dentre esses, constatou-se a maior demanda por ensaios de software em têxteis inteligentes.
íntegra do artigo >>>> 1739-Texto do artigo-12681-1-10-20211231
Crédito: Ivânia Maria Lucinda de Donato, Ricardo Kropf Santos Fermam e Rodrigo P.B. Costa-Félix/ S&G Journal – @ disponínel na interenet 03/01/2022
Como técnico têxtil e defendido dissertação de mestrado em têxteis, recomendei ao SENAI CETIQT um aprofundamento na matéria, estava claro que o futuro estava ali, têxteis inteligentes estão no nosso dia a dia, segmento fundamental para o país, que pena ser tão mau tratado.