Inmetro certifica telha fotovoltaica de fibrocimento

6
364
Telhas solares de fibrocimento da Eternit – foto por: Ryto Comunicação Estratégica

Inmetro certifica a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento da Eternit no Brasil e comercialização deve ser iniciada ainda este ano

Com a certificação do Inmetro, a Eternit agora finalizará as demais alterações na telha para adequá-la ao perfil do cliente. O cronograma de comercialização da telha fotovoltaica de fibrocimento deve ser divulgado ainda esse ano, já com preço médio de venda    

O Inmetro concedeu à Eternit, esta semana, o registro oficial para a primeira telha fotovoltaica de fibrocimento do Brasil, que recebeu o nome de Eternit Solar. Após vários testes serem realizados no Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (IEE-USP), a nova telha fotovoltaica agora possui certificação sob o registro de n° 008434/2021.

Eternit comemora a certificação cedida pelo Inmetro da nova telha fotovoltaica de fibrocimento

Além do IEE-USP, a telha fotovoltaica de fibrocimento da Eternit, de modelo ondulada F-140, também tem instalações na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na fábrica de Atibaia, município de São Paulo, onde já é produzida a telha de concreto Tégula Solar, que foi o primeiro modelo fotovoltaico fabricado e vendido pela empresa, em agosto de 2021, também já certificado pelo Inmetro.

De acordo com Luís Augusto Barbosa, presidente da Eternit, esta é uma tecnologia considerada revolucionária, já inserida no plano estratégico da empresa, visando a democratização do acesso à energia solar por meio de fontes 100% renováveis.

O presidente da Eternit disse ainda que a grande expectativa é que a telha fotovoltaica de fibrocimento consiga alcançar o mais alto potencial de mercado, já que a mesma possui compatibilidade com as telhas tradicionais de fibrocimento.

Ficha técnica da telha fotovoltaica de fibrocimento

A Eternit desenvolveu a telha fotovoltaica de fibrocimento em 2020, e desde então diversas adaptações em sua geometria tem sido feitas com o intuito de permitir que haja incorporação das células fotovoltaicas com excelência.

O gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios da Eternit, Luiz Lopes, ressaltou que o peso da telha permanece praticamente o mesmo, permitindo que a mesma possa ser instalada em estruturas pré-existentes, sem que haja necessidade de realizar grandes modificações no telhado. A Eternit Solar possui geometria ondulada, sendo levemente plana no ponto inicial das ondulações, parte onde as células solares são integradas, dando origem a um único conjunto.

A telha também apresenta a dimensão de 2,44 m x 1,10 m. Quando comparada ao primeiro modelo, de concreto, cuja potência máxima é de 9,16 Wp (watt-pico), a nova tecnologia da telha fotovoltaica de fibrocimento possui potência superior a 142,2 Wp (watt-pico), ou seja, cada telha é capaz de gerar energia com mais alto nível de potência.

Lopes disse ainda que, com essa potência, cerca de 4 a 6 telhas são suficientes para atender às necessidades de uma residência pequena, mantendo a estrutura da parte restante do telhado com as tradicionais telhas de fibrocimento.

Comercialização da Eternit Solar

Como forma de avaliar o desempenho e realizar mais adaptações da telha ao gosto dos diferentes perfis do consumidor, a Eternit desenvolveu uma série de projetos-piloto, que foram encaminhados a diversos tipos de imóveis, tais como casas populares, comunidades, residenciais, galpões, construções sem telhado aparente, e também em instalações comerciais, postos de abastecimento de combustíveis e em projetos na área rural agrícola e aviária.

Recebendo o feedback positivo da análise dos testes por meio dos projetos-piloto, a Eternit vai agora definir o cronograma de comercialização da telha, porém a estimativa é de que ainda esse ano a telha esteja no mercado, por um preço médio que ainda não se sabe, mas que brevemente será revelado pela empresa.

Crédito: Valdemar Medeiros/clickpetroleoegas -@ disponível na internet 04/02/2022

6 Comentários

  1. Para complementar cabe dizer que:
    “No Brasil, foi estabelecido pelo CONMETRO (Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial) o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, tendo sido o INMETRO designado por aquele Conselho como organismo credenciador oficial do Estado brasileiro.

    Uma certificação feita no âmbito do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade tem que necessariamente ser realizada por organismo credenciado pelo INMETRO.

    Como a Norma ISO 9001 tem caráter voluntário, as certificações podem ser feitas fora do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade por organismos credenciados ou não pelo INMETRO.

    Independentemente da certificação ser feita dentro ou fora do Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade, quando realizada por organismo credenciado pelo INMETRO, a mesma é conduzida com base nos mesmos requisitos e metodologia.”.
    Acho que isso elucida o assunto.
    Bom domingo

  2. Prezado Paulo ,
    Só para esclarecimentos adicionais,
    recomendo que leia a Lei 9933/99, em particular o artigo 3°, item XIII, transcrito a seguir.
    ” XIII – Designar entidades públicas ou privadas para a execução de atividades de caráter técnico nas áreas de metrologia legal e de avaliação da conformidade, no âmbito de sua competência regulamentadora; (Inciso acrescentado pela Lei nº 12.545, de 14.12.2011, DOU 15.12.2011 , conversão da Medida Provisória nº 541, de 02.08.2011, DOU 03.08.2011 )”.
    Grato pela oportunidade pelo debate

  3. Meu caro,
    O Inmetro regulamenta a avaliação da conformidade do produto e, através da sua Coordenadoria Geral de Acreditação, acredita laboratórios e organismos de certificação que, são os únicos com competência para emitir certificados de conformidade de objetos.
    Por favor, visite a página do Inmetro e conheça o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, do SINMETRO
    Os Organismos de Certificação são entidades independentes no SBAC e não agem em nome do Inmetro que, somente delegam a atividade de fiscalização da conformidade para os institutos estaduais de pesos e medidas

    • “Como exemplo negativo desta atividade, se isso ocorresse de forma independente, temos o caso do rompimento da barreira da empresa Vale do Rio Doce em Brumadinho que implicou na perda de vidas humanas além de um desastre econômico e ambiental de grandes proporções. Nesse episódio, uma certificadora foi investigada pela sua atuação.”

  4. Prezado Paulo, bom dia! No que tange ao seu comentário, a certificação é feita pelo Inmetro através da atividade desenvolvida por um Organismo de Certificação Acreditado que age em seu nome. Tanto é que os produtos certificados exibem a logomarca do Inmetro. Logo, salvo melhor juízo, a matéria em questão está correta.

  5. A reportagem sobre certificacao de telhas, está errada. Induz o leitor que o Inmetro é organismo certificador
    Não cita nem o Organismo de certificação de produtos – OCP, na reportagem

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!