Na quinta-feira (17MAR2022), na secretaria da Associação dos Servidores do Inmetro (Asmetro-SI) foi realizada a 2ª reunião preparatória para a realização da 1ª Webinar – Lucro Social como Ferramenta de Transparência, Negociação e Gestão.
O objetivo principal da Webinar será apresentar a ferramenta, o histórico do seu desenvolvimento e alguns casos de sucesso desenvolvidos durante as Oficinas de Lucro Social que o Asmetro-SI ofereceu. Este objetivo visa fortalecer alguns setores muitas vezes desconhecidas da sociedade em geral.
O evento está previsto para ser realizado no dia 26 de abril , tendo em vista as agendas dos convidados, na parte da manhã com duração de no máximo duas horas
Público Alvo: Servidores do Inmetro, SEPEC/Ministério da Economia, SBM, Rede Brasileira de Metrologia Legal do Inmetro, Presidência e Diretorias do Inmetro, Policia Rodoviária Federal, Ministério do Trabalho e Emprego, INPI, IBGE, Fiocruz, Diretoria de Metrologia Legal do Inmetro, Diretoria de Metrologia Cientifica e Tecnologia do Inmetro, Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida do Inmetro, CVM, Congresso Nacional, ANPECI, Agências Reguladoras, ABRAC, dentre outros.
Próximos passos: preparar a infraestrutura do evento (21 a 26/03/22)
Participaram da reunião: Alex de Almeida Carvalho, Eduardo Ribeiro de Oliveira, Marcelo Nascimento, Rodrigo Pereira Baretto Costa Felix e Sergio Ballerini.
Justificaram ausência: Henrique de Araújo Alves e Rodrigo Otávio Ozanan de Oliveira
ASMETRO-SN 19/03/2022
Como membro da Diretoria da ANPECI desde sua fundação – ocupando hoje o cargo de 1º Vice-Presidente – e proprietário desde 1970 da Auto Veloci, pude acompanhar ao longo de todos esses anos as buscas por mecanismos que garantissem à sociedade meios de controle e diminuição de danos materiais e humanos, especialmente em se tratando de veículos de grande porte. O Cronotacógrafo veio como uma dessas formas de viabilizar a fiscalização da velocidade e do tempo de direção ao volante com maior precisão e rigor.
Nesse sentido, criou-se a obrigatoriedade da certificação periódica desses equipamentos, realizada por Postos Autorizados, o que nos trouxe ainda mais benefício quanto à sua utilização. Assim, o Lucro Social do Cronotagógrafo está intimamente associado à segurança de maneira geral da população. A exigência da certificação de veículos – de carga e de transporte de pessoas – permite que seja feita periodicamente a aferição das suas condições de tráfego e dá meios concretos para a fiscalização dos agentes do Estado, resultando em maior controle de danos materiais e humanos.
O lucro é efetivamente sentido na redução da direção imprudente e, consequentemente, dos riscos de perdas que vão desde as materiais – desde as cargas aos ônus ao Estado –, às inestimáveis vidas daqueles que se valem desse tipo de transporte para locomoção ou dos que com eles dividem as ruas e rodovias. Prova disso são iniciativas de países que bonificam as Empresas e Autônomos que passam o ano sem se envolverem em acidentes geradores de prejuízos ao Estado e às pessoas.