Presidente do Inmetro fala sobre a Exposição de Dubai e da Infraestrutura da Qualidade

0
354
DUBAI 2022 - @internet

Na LIVE da semana do PR Bolsonaro do dia 07/04/2022 o Presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior fala sobre a participação do Instituto na Exposição de Dubai, do Laboratório de Bateria para Carros Elétricos  e também da Infraestrutura da Qualidade , assista o vídeo a partir de 23:51


Infraestrutura da Qualidade para cidades inteligentes e mobilidade elétrica na Expo Dubai 2020

imagemsite_expodubai_presidente.png

O Laboratório de Infraestrutura da Qualidade (LIQ) com foco em cidades inteligentes foi tema do primeiro painel conduzido pelo Inmetro, Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) e Parque Tecnológico de Itaipu (PTI) na Expo Dubai 2020. A reunião aconteceu nesta terça-feira (29/3).

Delegações do Brasil, Coreia do Sul e Estados Unidos puderam conhecer o projeto e discutir o papel da infraestrutura da qualidade no desenvolvimento econômico, com foco em iniciativas de sustentabilidade, mobilidade e conectividade.

O presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, explica que cidades inteligentes são um grande ecossistema de soluções de indústria 4.0 e que essas soluções precisam ser avaliadas e comunicadas com confiança na sociedade. “Como uma prefeitura vai investir em uma solução de cidades inteligentes se ela não tem ainda uma percepção de qual valor ela vai entregar? É essa a pergunta que queremos responder com o LIQ: como a infraestrutura da qualidade pode ajudar as cidades inteligentes, como avaliar essas novas tecnologias?”, esclareceu.

Durante a apresentação, despertou interesse dos presentes a possibilidade de integrar a IQ em projetos de desenvolvimento de produtos. Houve, também, perguntas sobre geração de dados, Inteligência Artificial e capacitação em IQ. “A Expo Dubai 2020 é um imenso showroom para que os diversos países apresentem suas experiências de sucesso. A presença do Inmetro num evento destes é uma demonstração de que fazemos parte do esforço nacional de desenvolvimento econômico e sustentável” afirmou Guerson.

Programação

Durante a Expo Dubai 2020, a comitiva do Inmetro participou da celebração do aniversário da imigração árabe no Brasil, promovida pela Câmara de Comércio Arábia-Brasil e reuniu-se com a UL, organização global de segurança de produtos, para tratar do Memorando de Entendimentos que foi celebrado em 2020.

Na quarta-feira (30/3), haverá novo painel conduzido pelo Inmetro sobre infraestrutura da qualidade enquanto instrumento para fortalecer o setor produtivo brasileiro. Serão discutidas, entre outros, a construção da Política Nacional de Infraestrutura da Qualidade e as ações desenvolvidas para desenvolver a IQ na mobilidade elétrica

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/ noticias/ infraestrutura-da-qualidade-para-cidades-inteligentes-e-mobilidade-eletrica-na-expo-dubai-2020


Inmetro dá mais um passo para implementação do primeiro laboratório para ensaio de baterias de veículos elétricos no Brasil

Instituto fechou parceria com a Coréia do Sul para transferência de conhecimento sobre metodologias de ensaios de segurança e desempenho.

imagemsite_kor_BR_carroseletricos.png

Fruto de um memorando de entendimento entre o Inmetro, a PUCRS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, por meio do Labelo (Laboratórios Especializados em Eletroeletrônica), e o organismo Coreano de Certificações PCN Latam, o Brasil terá, ainda esse ano, seu primeiro laboratório para avaliação de requisitos de segurança e desempenho de baterias veiculares.

Na Expo Dubai 2020, o presidente do Inmetro, Marcos Heleno Guerson, avançou na concretização do projeto. Foi assinada uma carta de intenção com o Korea Testing Laboratory (KTL), um dos laboratórios mais avançados do mundo para ensaios de produtos. A parceria prevê a transferência de metodologias de testes em baterias de veículos elétricos para assegurar que os veículos comercializados no Brasil tenham baterias seguras e de qualidade.

“Demos mais um importante passo para termos infraestrutura de última geração e conhecimento técnico para que o Brasil seja o pioneiro na América Latina no estabelecimento dos requisitos para este tipo de produto, podendo exportar tecnologia e conhecimento aos países vizinhos, dentro do modelo de governança entre governo, empresa e academia”, comentou Guerson

Referência mundial desta indústria, a Coréia do Sul é uma das nações que mais investe na mobilidade verde. “O laboratório atenderá à crescente demanda mundial por carros mais econômicos e menos poluentes. Além da importância para o mercado interno, que até 2035 deverá ser composto em sua maioria por veículos híbridos e elétricos”, completou.

O laboratório será privado e contará com apoio e expertise do Inmetro, que já mobiliza os principais players nacionais. “O Grupo Moura defende a importância da qualidade, que contribui para a concorrência leal e correta, dentro dos padrões. Participamos de diversos projetos e discussões, olhando com atenção para a questão da eletrificação veicular”, comentou Fernando Castelão, diretor-geral da Divisão de Baterias de Lítio e dos Negócios de Logística e Transportes no Grupo Moura.

Raphael Torrano, diretor da WEG nos Emirados Árabes, também apoia o projeto. ““A gente vê essa iniciativa do Inmetro como um grande avanço no Brasil para regulamentação, maior competitividade, segurança pro usuário e, é claro, para trazer o Brasil pra um patamar internacional”, afirmou.

Inovação – No Brasil, o laboratório privado para ensaios de baterias para carros elétricos deverá entrar em operação em novembro de 2022, no Campus da PUC/RS, no Parque Científico e Tecnológico TECNOPUC em Porto Alegre. O espaço contará com equipamentos rastreados e calibrados, que garantam mais segurança e melhor desempenho às baterias dos veículos elétricos.

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/inmetro-da-mais-um-passo-para-implementacao-do-primeiro-laboratorio-para-ensaio-de-baterias-de-veiculos-eletricos-no-brasil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui