Reajuste salarial de 5% revolta policiais, que ameaçam com greve

0
229

A decisão de Jair Bolsonaro (PL) de conceder um reajuste linear de 5% a todos os servidores públicos federais aumentou a insatisfação de categorias que fazem parte da base eleitoral do presidente da República — como os policiais federais e os rodoviários federais, que alegam estar à beira de uma crise sem precedentes nas corporações. O percentual proposto pelo Palácio do Planalto ao funcionalismo foi divulgado na última quarta-feira.

A Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef) divulgou, ontem, nota criticando o presidente e manifestando “a mais absoluta indignação com a notícia de que a reestruturação das carreiras policiais da União não será implementada” neste ano. De acordo com o texto, a proposta de Bolsonaro representa a quebra de compromissos assumidos com a categoria ainda na campanha eleitoral.

“Devemos lembrar que o governo foi eleito com a promessa de que valorizaria os profissionais de segurança pública e, até então, os profissionais dessa área, tão utilizada pelo governo e, em especial, pelo próprio presidente em suas propagandas na apresentação dos recordes alcançados, foi incapaz de promover qualquer modificação estrutural ou a reestruturação da carreira”, cobrou a Fenapef.

Na mesma nota, os federais destacam o desapontamento que vêm tendo com Bolsonaro. “Temos obrigação de manifestar a nossa profunda decepção com mais essa promessa que estaria prestes a ser descumprida, fato que, caso confirmado, certamente provocará uma crise sem precedentes na Polícia Federal. Esperamos que o Presidente da República analise com cautela a situação”, disseram.

Crédito: Michelle Portela /Correio Braziliense – @ disponível na internet 16/04/2022


 

5 anos sem reajuste salarial. Pauta de reivindicações dos servidores do Inmetro

 

NOTA PÚBLICA

A Federação Nacional dos Policiais Federais – FENAPEF vem a público manifestar a sua mais absoluta indignação com a notícia de que a reestruturação das carreiras policiais da União não será implementada no corrente ano, medida essa diversas vezes prometida e anunciada diretamente pelo Presidente da República.

De acordo com a notícia, o Presidente da República descumprirá o compromisso de que tais carreiras seriam reestruturadas e supostamente concederá um aumento linear a todos os servidores públicos em torno de 5%, perpetrando perdas e aumentando ainda mais as distorções remuneratórias na PF.

Destacamos que um reajuste linear de 5% certamente não agradará a nenhuma das categorias, além de que implicará no descumprimento de mais uma “promessa” do Presidente da República ante os policiais.

Devemos lembrar que o governo foi eleito com a promessa de que valorizaria os profissionais de segurança pública e, até então, os profissionais dessa área, tão utilizada pelo Governo e, em especial pelo próprio Presidente em suas propagandas na apresentação dos recordes alcançados, foi incapaz de promover qualquer modificação estrutural ou a reestruturação da carreira.

A despeito de tudo o que é objeto de propaganda por parte do Governo Federal em relação à Polícia Federal e seus servidores, fato é que os policiais federais amargaram diversas perdas, sendo talvez a mais marcante a implementada com a Reforma da Previdência, na qual houve verdadeira perda salarial e de direitos históricos dos Policiais.

Declaramos o nosso apoio a todas as carreiras do serviço público, mas temos obrigação de manifestar a nossa profunda decepção com mais essa promessa que estaria prestes a ser descumprida, fato que, caso confirmado, certamente provocará uma crise sem precedentes na Polícia Federal.

Esperamos que o Presidente da República analise com cautela a situação, tudo o que foi prometido até então, o anunciado reconhecimento pelo trabalho de excelência dos policiais federais e cumpra a inúmeras vezes anunciada promessa da reestruturação.

Brasília, 14 de abril de 2022. 

FEDERAÇÃO NACIONAL DOS POLICIAIS FEDERAIS

Fonte: Comunicação Fenapef – Data: 14/04/22

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui