Quando falamos sobre padrões em nossas vidas pessoais, podemos pensar na qualidade que esperamos em coisas como restaurantes e primeiros encontros. Mas os padrões que existem em ciência e tecnologia têm um impacto ainda maior em nossas vidas. Os padrões técnicos nos mantêm seguros, permitem que a tecnologia avance e ajudam as empresas a serem bem-sucedidas. Eles silenciosamente fazem o mundo moderno funcionar e evitam problemas tecnológicos que você pode nem perceber que podem acontecer.
O Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia (NIST) dedica-se profundamente aos esforços nessa área há mais de 120 anos. O NIST trouxe melhorias para a vida cotidiana que você pode dar como certo e resolveu problemas que avançaram em tudo, desde a fabricação até a segurança pública.
Pegue hidrantes. Se você precisar ligar para o 911 para relatar um incêndio, não precisa se preocupar com as mangueiras que os bombeiros trazem quando chegam.
Mas esse não foi o caso do Grande Incêndio de Baltimore de 1904 , que queimou por mais de um dia e destruiu 1.500 prédios. Começando em uma tranquila manhã de domingo, o fogo se espalhou rapidamente e superou a capacidade da cidade de combatê-lo sozinha. Corpos de bombeiros de Nova York, Filadélfia, Wilmington, Harrisburg e outros lugares rapidamente correram para ajudar. Eles tinham água e pessoas mais do que suficientes para combater o incêndio, mas havia um problema: a maioria de suas mangueiras de incêndio não cabia nos hidrantes, prolongando o incêndio para 30 horas e danificando uma área do tamanho de 70 quarteirões no comércio da cidade distrito.
Um estudo do NIST encontrou mais de 600 variações em conexões de mangueiras de incêndio nos EUA. O NIST trabalhou com a Associação Nacional de Proteção contra Incêndios para inaugurar um padrão nacional para conexões de hidrantes. Graças a esse padrão, bombeiros de diferentes empresas poderiam trabalhar juntos com mais facilidade para extinguir grandes incêndios e evitar outro desastre como o incêndio de Baltimore em 1904.
O NIST também olha para o futuro para evitar catástrofes tecnológicas. Como um excelente exemplo, todas as informações pessoais e financeiras na internet enfrentam uma grave ameaça de serem expostas por futuras versões dos chamados computadores quânticos. Esses computadores poderosos podem quebrar os esquemas de criptografia atuais que são usados para proteger tudo, desde serviços bancários on-line até nossas contas de e-mail. Felizmente, no entanto, décadas de pesquisa básica por matemáticos levaram a formas de criptografia que até mesmo os computadores quânticos teriam problemas para quebrar. Usando essas funções matemáticas “resistentes ao quantum”, o NIST vem trabalhando com as comunidades acadêmica e industrial para desenvolver um padrão de “ criptografia pós-quântica ”, com o lançamento inicial previsto para 2022.
Os padrões estão em toda parte se você os procurar. O NIST ajudou a especificar a cor padrão dos ônibus escolares para ajudar os motoristas a reconhecê-los instantaneamente. Os procedimentos médicos fornecem quantidades precisas de raios-X e outras radiações graças, em parte, aos padrões nacionais do NIST para radiação ionizante e radioatividade. Podemos usar cartões de crédito sem problemas na maioria dos lugares do mundo graças aos padrões.
Por que existe uma agência federal inteira dedicada a padrões?
Agora que você sabe um pouco mais sobre padrões, você ainda pode achar surpreendente saber que existe uma agência federal inteira dedicada a eles. Mas os fatores que levaram à origem do NIST em 1901 têm semelhanças com muitos dos principais problemas que enfrentamos hoje na economia dos EUA e no mundo em geral.
A eletricidade estava energizando nosso país de novas maneiras, alimentando postes de luz, movendo veículos e transmitindo mensagens, uma reminiscência de como veículos elétricos, painéis solares e luzes LED estão transformando nosso cenário tecnológico. Mas naquela época, havia uma quase completa falta de padrões: os componentes elétricos não podiam se encaixar ou trabalhar uns com os outros, e cientistas de diferentes empresas não tinham convenções acordadas para fazer medições elétricas. O mesmo pode ser dito para praticamente qualquer indústria dos EUA, da construção à produção de alimentos. Por exemplo, havia oito diferentes valores “autoritários” do galão.
Enquanto isso, havia uma feroz competição internacional em ciência e tecnologia. Inglaterra, Rússia, Alemanha e Áustria criaram laboratórios nacionais de padrões para apoiar sua ciência e comércio. Os americanos estavam pedindo uma agência governamental semelhante para apoiar o comércio e competir internacionalmente.
Em março de 1901, o Congresso aprovou uma legislação para estabelecer e financiar o National Bureau of Standards. Alojado inicialmente no Departamento do Tesouro, o NBS mudou-se dois anos depois para o recém-formado Departamento de Comércio e Trabalho e, em 1913, para o Departamento de Comércio autônomo, onde ainda existe hoje. A agência foi renomeada para Instituto Nacional de Padrões e Tecnologia em 1988, para refletir uma missão ampliada de promover a inovação e a competitividade industrial dos EUA.
Hoje, o NIST está sediado em Gaithersburg, Maryland; tem outro grande campus em Boulder, Colorado; e pertence a várias instituições conjuntas .
O NIST possui cinco laboratórios principais, duas instalações de usuários e três programas dedicados à excelência de fabricação e desempenho. Cinco cientistas receberam Prêmios Nobel pelo trabalho que fizeram no NIST , e inúmeros outros receberam prêmios de prestígio de organizações técnicas.
Embora a agência tenha pouco mais de um século, as raízes do NIST remontam à Constituição dos EUA . A Seção 8 exige que os Estados Unidos “fixem o Padrão de Pesos e Medidas” para apoiar o comércio em todo o país.
Mas antes de prosseguirmos, vamos falar mais sobre o que queremos dizer com “padrões”. No mundo da ciência e tecnologia, existem na verdade dois tipos principais de padrões, e eles são quase como maçãs e laranjas. Vamos primeiro ver as diferenças entre eles.
PADRÕES DOCUMENTÁRIOS – CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
PADRÕES DE MEDIÇÃO CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
CALIBRAÇÃO E ACREDITAÇÕES CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
ESTADOS E PESOS CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
MATERIAIS DE REFERÊNCIA PADRÃO CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
DADOS DE REFERÊNCIA PADRÃO CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
HISTÓRIAS DE SUCESSO PADRÕES CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
PADRÕES E DESAFIOS DE MEDIÇÃO NO SÉCULO 21 – CONSULTE MAIS INFORMAÇÃO
Crédito: Ben P. Stein/NIST-@internet24/05/2021
Crédito: Lisa Damico