Inmetro no XXVI Congresso Nacional de Criminalística (CNC)

0
194

O Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia teve uma participação expressiva no XXVI Congresso Nacional de Criminalística (CNC), evento tradicional da Perícia Criminal e Ciências Forenses da América Latina, realizado de 17 a 20 de maio de 2022, em Campinas/SP.

Representantes da Diretoria de Metrologia Aplicada às Ciências da Vida (Dimav), da Metrologia Científica e Tecnologia (Dimci) e do Centro de Capacitação (Cicma) apresentaram diferentes projetos em curso no Inmetro. 

A pesquisadora Renata Carvalho Silva, do Laboratório de Microscopia Aplicada às Ciências da Vida da Dimav, foi convidada para compor a Comissão Científica da trilha de Gestão e Inovação (foto) e para ministrar a palestra “Utilização do Microscópio Eletrônico de Varredura (MEV) para análise de resíduos”, na qual tratou da identificação e caracterização de partículas de resíduo de disparo de arma de fogo ou resíduo de tiro (GSR) pela técnica considerada padrão-ouro no mundo.

Além disso, convidou colegas do Inmetro para palestrar em temas forenses desenvolvidos no Instituto. 

Julio Jablonski, do laboratório de Química Biológica da Dimav, apresentou palestra sobre Biossegurança e Bioproteção. “Em 2020, foi criada a Comissão de Estudo Especial da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas sobre Biossegurança e Bioproteção (ABNT/CEE-244). Desde a criação, eu estou como secretário desta CEE, então, dentre outras coisas, falei um pouco sobre as discussões que estamos tendo na comissão”, destacou.   

“Rastreabilidade, comparabilidade e reprodutibilidade: gerando resultados confiáveis em química analítica (e forense)” foi o tema da palestra de Bruno Garrido, pesquisador do Laboratório de Análise Orgânica da Dimci.

“Falamos sobre a importância do uso das ferramentas metrológicas para garantir que os resultados de análises forenses serão tecnicamente válidos e mostramos como o Inmetro tem trabalhado na produção de Material de Referência Certificado (MRC) e entregando ensaios de proficiência para as polícias do Brasil a fim de ajudar nessa garantia”, detalhou Garrido. 

Charles Prado, do Cicma, apresentou “Inteligência artificial: perspectivas e desafios em GSR”, que abordou as possibilidades de se usar técnicas de inteligência artificial em problemas de identificação de resíduos de disparo de tiro (GSR). A partir da caracterização dessas amostras, técnicas de IA podem ser usadas para associar essas partículas a diferentes tipos de munição e assim fornecer evidências mais claras para ajudar nos processos de investigação da perícia criminal. 

Além disso, o servidor Fábio Ferreira Real, cedido para a Secretaria Nacional De Seguranca Publica – Senasp desde de 2019, apresentou palestra sobre o “Acordo de Cooperação entre Inmetro e Senasp: o que já foi realizado até o momento”, e relatou como essa parceria tem sido proveitosa para os Institutos e para a sociedade.

fonte https://www.linkedin.com/search/results/content/?keywords=renata% 20carvalho% 20silva& origin=GLOBAL_SEARCH_HEADER&sid=lgt


O Congresso Nacional de Criminalística (CNC) é o evento mais tradicional da Perícia Criminal e Ciências Forenses da América Latina. Em 2022, celebrará a XXVI edição, simultaneamente com o IX Congresso Internacional de Pericial Criminal e a XXVI Exposição de Tecnologias Aplicadas à Criminalística. O CNC é um evento itinerante da Associação Brasileira de Criminalística (ABC), realizado de dois em dois anos, tradicionalmente nos anos ímpares.

O evento ocorreu no período de 17 a 20 de maio de 2022, no Centro de Eventos Expo Dom Pedro em Campinas/SP. Esse espaço é dotado de ampla área de exposição e diversas salas para conferências e intercâmbio de conteúdo técnico-científico entre os participantes. Nesse ambiente propício ocorrerão conferências, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos na forma de pôsteres. As atividades científicas serão divididas em sete áreas temáticas, oferecendo oportunidades de atualização, divulgação, networking, experiências, troca de informações e aprendizados.

O CNC, historicamente, conta com expressiva participação de peritos criminais, médicos-legistas, odonto-legistas, profissionais da segurança pública, professores universitários, pesquisadores de instituições públicas e privadas, estudantes de pós-graduação e de graduação do Brasil e também de outros países, principalmente de países da América do Sul. 

Campinas, chamada de Metrópole do Interior, é conhecida assim por carregar a essência interiorana com a modernidade dos grandes centros. Distante aproximadamente 99 km da capital São Paulo, tem fácil acesso as demais regiões do estado se tornando um grande diferencial para quem busca o equilíbrio entre a tranquilidade e o agito. Possui também uma ampla rede hoteleira, aeroporto internacional e várias opções de alimentação, próximas ao Centro de Convenções, além de possuir uma vida noturna muito intensa.

fonte: https://app.virtualieventos.com.br/criminalistica2022/info

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui