Alexandre Ywata é nomeado secretário especial de Produtividade e Competitividade
Novo gestor é formado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica, mestre pela Universidade de Brasília e PhD em estatística pela Northwestern University (EUA)
Foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 06/07 (quarta-feira a nomeação de Alexandre Ywata como secretário especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, em substituição à Daniella Marques, que assumiu a Presidência da Caixa Econômica Federal.
Alexandre Ywata foi subsecretário de Direito Econômico na Secretaria de Política Econômica do Ministério da Economia (SPE/ME). Em fevereiro de 2022, assumiu como secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura (SDI), que faz parte da estrutura da Sepec.
Ywata é mestre em estatística pela Universidade de Brasília (UnB) e PhD em estatística pela Northwestern University, instituição situada no estado de Illinois, nos Estado Unidos. Foi professor na Universidade de British Colúmbia, em Vancouver (Canadá); diretor de Políticas Regionais, Urbanas e Ambientais e presidente substituto no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), onde é servidor de carreira. O novo secretário especial também foi presidente da Caixa Participações, vice-presidente de Riscos e Controles Internos e vice-presidente de Fundos de Investimentos na Caixa Econômica Federal.
Fonte: Ministério da Economia 13/07/2022
MINISTÉRIO DA ECONOMIA – DECRETO DE 5 DE JULHO DE 2022
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXV, da Constituição, resolve: NOMEAR ALEXANDRE XAVIER YWATA DE CARVALHO, para exercer o cargo de Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia, ficando exonerado do cargo que atualmente ocupa. Brasília, 5 de julho de 2022; 201º da Independência e 134º da República. JAIR MESSIAS BOLSONARO Paulo Guedes Publicado no DOU do dia 06/07/2022 | Edição: 126 | Seção: 2 | Página: 1 |