Explosão de carro em posto no Rio de Janeiro deixa dois feridos
Um carro explodiu na manhã de hoje (26) enquanto estava sendo abastecido com Gás Natural Veicular (GNV) em um posto de combustíveis na zona norte do Rio de Janeiro. Um homem ferido no episódio encontra-se em estado grave. Uma mulher também foi atingida.Câmeras de segurança registraram o momento da explosão. As duas vítimas estavam fora do veículo. O homem estava checando alguma coisa no bagageiro e foi arremessado com o impacto. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ele foi encaminhado para o Hospital Municipal Salgado Filho e está em estado grave.
Já a mulher foi atendida pelo Hospital Municipal Souza Aguiar e seu quadro é estável. Nas imagens, após a explosão, ela sai caminhando com as mãos no rosto em meio aos destroços.
O carro ficou completamente destruído. A estrutura do posto também foi impactada, mas nenhum frentista foi atingido. Fiscais da prefeitura se deslocaram para o local para organizar o trânsito.
Segundo a Polícia Civil, um procedimento investigativo foi aberto. Peritos estiveram no local e testemunhas estão sendo ouvidas. As imagens gravadas pela câmera de segurança também são analisadas. Entre outras coisas, será investigado qual era o estado de conservação do cilindro de gás do veículo.
Procurada pela Agência Brasil, a concessionária Naturgy informou que é responsável apenas pelo fornecimento do GNV. O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) também foi contatado e afirmou que a licença do posto de combustíveis é concedida pela prefeitura.
Fiscalização
A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão regulatório vinculado ao Ministério de Minas e Energia (MME), informou em nota que aguarda as conclusões da perícia técnica da Polícia Civil. O posto será autuado caso se comprove sua responsabilidade.
“Ressaltamos que a ANP fiscaliza as instalações do posto e, no caso do GNV, o limite de pressão máximo de abastecimento, que é de 220 bar”, registra o texto divulgado.
Por outro lado, a ANP não tem atribuição legal para atuar se o problema estiver relacionado com a má instalação ou manutenção do kit GNV do veículo.
As oficinas que realizam estes serviços precisam ser credenciadas pelo Inmetro, autarquia federal vinculado ao Ministério da Economia. É possível consultar pela internet a lista de estabelecimentos regulares. “O risco de ocorrência de acidentes que ocasionam explosões de cilindros se deve ao procedimento de instalação e manutenção não adequados e realizados em oficinas não credenciadas por esse órgão”, acrescenta a ANP. Segundo a orientação do Inmetro, o kit GNV deve passar por uma manutenção anual.
Também é recomendado que, durante os abastecimentos, motoristas e passageiros saiam do carro e se posicionem à sua frente. Veículos que estiverem aguardando atendimento devem ser mantidos a uma distância segura daqueles que estiverem sendo abastecidos.
Agência Brasil de Notícias 27/07/2022
Veículos com GNV: veja dicas para evitar riscos de acidente
Na terça-feira (26), explosão em carro que abastecia no Rio deixou motorista em estado grave.
Na última terça-feira (26), a explosão de um carro enquanto abastecia seu cilindro de gás natural veicular (GNV), em um posto na Zona Norte do Rio, deixou dois feridos. Um homem foi internado no hospital, passou por uma cirurgia e segue em estado grave.
Imagens de câmera de segurança do posto de gasolina localizado na Rua Vinte e Quatro de Maio, no Meier, mostram o momento da explosão. O acidente ocorreu logo depois que o motorista abriu o porta-malas do veículo.
Saiba como prevenir explosões e outros acidentes durante o abastecimento de veículos que utilizam o GNV:
- Sair do carro e, se possível, abrir o capô e o porta-malas;
- desligar o motor, luzes e aparelho de som;
- o frentista deve conectar o dispositivo de aterramento da bomba do posto no carro, antes de o abastecimento começar;
- e a pressão máxima de GNV oferecida pelo posto deve ser de 220 quilogramas\força por centímetro – um limite de segurança determinado pela ANP.
Segundo Henrique Schneider, representante da Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Rio de Janeiro (Assinsp), além dos cuidados para manter o equipamento de GNV em dia, é preciso ter fiscalização.
O especialista alerta para a importância de só instalar equipamentos de GNV em empresas certificadas pelo Inmetro. Para Henrique, é fundamental manter a inspeção anual em dia, para avaliar possíveis riscos de rompimento do cilindro.
“A gente vai avaliando se houve alguma perda na segurança. Olha se o cilindro começou a apresentar algum defeito, ou tem algum caroço, alguma coisa que possa comprometer a segurança do veículo. Ou a gente condena e pede para fazer algum ajuste ou manda pra requalificação porque eles têm mais ferramentas para poder fazer um teste”, explicou Henrique Schneider.
60% dos carros irregulares, segundo especialista
Desde setembro de 2021, uma lei municipal no Rio proíbe que os postos abasteçam com GNV os carros que não apresentem o selo do inmetro.
Segundo o representante da Associação dos Organismos de Inspeção Veicular do Rio de Janeiro (Assinsp), cerca de 60% dos veículos com GNV no Rio estão irregulares. “Infelizmente a gente tem feito um levantamento e cerca de 60% dos veículos estão irregulares”, disse.
“A gente tem um aplicativo que a gente consegue fazer a consulta durante o abastecimento pra saber se o documento está em dia. Cerca de 40% estão com o documento em dia. Outros 40% estão com a vistoria vencida, e outros 20% sequer levaram ao Inmetro pra fazer aquela inspeção inicial. Isso é muito grave”, comentou Henrique.
O que dizem os envolvidos
A ANP informou que fiscaliza as instalações dos postos de combustível e que está acompanhando o caso que ocorreu no posto de gasolina do Méier.
A TV Globo também entrou em contato com o Detran para saber como é feita a fiscalização dos carros com cilindros de gás. O órgão respondeu que essa responsabilidade é do Inmetro. Procurado pela reportagem, o inmetro não retornou.
Carro explode em posto de combustíveis da Zona Norte e deixa dois feridos.
Veículo ficou totalmente destruído e ainda não se sabe o que teria causado a explosão
Uma explosão em posto de GNV na manhã desta terça-feira (26) deixou duas pessoas feridas, além de um carro destruído na Rua 24 de Maio, em São Francisco Xavier, na Zona Norte. Segundo o Corpo de Bombeiros, o Quartel de Vila Isabel foi acionado às 9h40.
A vice-presidente do Sinpospetro (Sindicato dos frentistas e trabalhadores de postos de combustível), Aparecida Evaristo, também esteve no local para acompanhar a situação e explicou que devido ao treinamento dos frentistas, a situação foi rapidamente controlada e os feridos puderam ser socorridos com eficiência.