Senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento 2023, afirma que reajuste será equivalente ao do Poder Judiciário
O senador Marcelo Castro (MDB-PI), relator do Orçamento 2023, afirmou, nesta terça-feira (13/12), que há previsão de reajuste salarial de 9% para servidores do Poder Executivo a partir do próximo ano.
De acordo com o parlamentar, o aumento será igual ao previsto para servidores do Judiciário.
Na segunda-feira (12/12), o parlamentar protocolou o relatório do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2023 no sistema da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Segundo o relator, caso a PEC da Transição seja aprovada na Câmara dos Deputados, a LOA terá R$ 168 bilhões de espaço para recompor as verbas de diversas áreas. Castro pontuou que as prioridades foram os ministérios da Cidadania, da Saúde, do Desenvolvimento Regional e da Infraestrutura, além do aumento real do salário mínimo e o reajuste dos servidores.
“Lutei para que os servidores do Executive tivessem o mesmo valor do reajuste do Judiciário. Conseguimos, e o servidor público do governo federal vai ter o mesmo aumento. Sei que a defasagem é grande, mas é o que foi possível fazer”, afirmou.
De acordo com o senador, a ideia é de que o reajuste seja de 9%. “Isso é um valor em torno de R$ 11 bilhões. Por isso tivemos que tirar da PEC”, pontuou.
Crédito: Rebeca Borges / Metrópoles – @ disponível na internet 14/12/2022