Geraldo Alckmin será o ministro da Indústria e Comércio. Confira a lista dos ministros anunciados por Lula

0
334
Vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin e o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, @ Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciou nesta quinta-feira (22) que terá o vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin (PSB), como titular do Ministério da Indústria e Comércio. A pasta será recriada pelo governo que começa em 1º de janeiro.

Disposto a reverter o processo de desindustrialização do país e a impulsionar a geração de empregos, Lula chegou a convidar o empresário Josué Gomes, filho de José Alencar, para o cargo, porém ele declinou.

A escolha final foi Alckmin, ex-governador de São Paulo, principal polo da economia brasileira e experiente administrador público. O vice coordenou a equipe de transição de Lula.

Com a definição, Lula repete a fórmula de ter seu vice-presidente na equipe ministerial. Vice nos mandatos anteriores, José Alencar foi ministro da Defesa durante parte dos mandatos anteriores do petista.

Perfil

Geraldo Alckmin, @ Reprodução /Globo News)

Um dos fundadores do PSDB, Geraldo Alckmin, de 70 anos de idade, deixou o partido no final de dezembro de 2021, após mais de três décadas. Na ocasião, afirmou que era um “tempo de mudança” e “hora de traçar um novo caminho”.

Formado em medicina, ele ingressou na política há 50 anos e, neste período, atuou em diversas funções: foi vereador, prefeito de Pindamonhangaba, deputado estadual, deputado federal, vice-governador e governador de São Paulo.

Alckmin disputou a Presidência da República duas vezes. Em 2006, quando perdeu no segundo turno para o ex-presidente Lula, e em 2018, quando ficou na quarta colocação, atrás de Jair Bolsonaro, Fernando Haddad e Ciro Gomes.

A migração de Alckmin para o PSB, neste ano, e o aceite para compor a chapa com Lula estiveram entre os principais acontecimentos da campanha eleitoral de 2022. O ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad e o ex-governador do estado Marcio França (PSB) foram os principais articuladores da aliança entre Alckmin e Lula.

Crédito: Guilherme Mazui / Portal do G1 – @ disponível na internet 23/12/2022


Governo Lula anuncia nomes para novos ministérios; confira a lista

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou o nome dos novos ministros do seu próximo governo, que começa oficialmente em menos de 10 dias. O anúncio foi feito em uma coletiva de imprensa, que foi transmitida ao vivo, na manhã desta quinta-feira (22/12), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB).

Antes de falar sobre os nomes, Lula e Alckmin apresentaram o relatório sobre os trabalhos do grupo de transição. No documento, o novo governo apontou falhas da liderança de Bolsonaro.

Lula antecipou que deve trabalhar mais neste terceiro mandato que trabalhou nos dois primeiros, mas que tem o objetivo de equacionar o problema social da fome, “Eu quero sair, quando eu acabar o meu mandato sendo mais eficiente com a parte mais pobre” disse o presidente eleito.

Até o momento, haviam sido confirmados Fernando Haddad, na Fazenda; Flávio Dino, na Justiça e Segurança Pública; José Múcio Monteiro, na Defesa; Rui Costa, na Casa Civil; e o embaixador Mauro Vieira nas Relações Exteriores. A cantora Margareth Menezes foi convidada por Lula e que aceitou assumir o Ministério da Cultura, mas ainda não foi oficialmente anunciada. O ex-governador Camilo Santana também deve ser confirmado para a Educação.

VEJA A LISTA COMPLETA:

  • Alexandre Padilha – Relações Institucionais
  • Márcio Macedo – Secretaria Geral da Presidência da República
  • Jorge Messias – Advocacia Geral da União
  • Nísia Trindade – Saúde
  • Camilo Santana – Educação
  • Esther Dweck – Gestão
  • Márcio França – Portos e Aeroportos
  • Luciana Santos – Ciência e Tecnologia
  • Cida Gonçalves – Ministério da Mulher
  • Wellington Dias – Desenvolvimento Social
  • Margareth Menezes – Cultura
  • Luiz Marinho – Trabalho
  • Anielle Franco – Igualdade Racial
  • Silvio Almeida – Direitos Humanos
  • Geraldo Alckmin – Indústria, Comércio Exterior
  • Vinicius Marques de Carvalho – Controladoria-Geral da União

Crédito: Ronayre Nunes, Jéssica Andrade e Henrique Lessa / Correio Braziliense – @ disponível na internet 23/12/2022

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui