Hoje comemoramos o Dia Internacional das Mulheres

2
307
Rosilene Souza dos Santos, Euzineia Alves de Souza Ferreira e Paula Lima

Na década de 70, a ONU reconheceu o dia 8 de março como sendo o dia internacional da mulher.

Na data de hoje, celebramos as lutas e conquistas das nossas antepassadas e homenageamos as mulheres.

É uma data festiva, mas, sobretudo, é uma data que tem o objetivo de alertar para os problemas de gênero ao redor do mundo, reconhecer o papel da mulher na sociedade, refletir sobre como podemos contribuir para o fim da discriminação e das violências contra as mulheres, bem como pensar sobre a participação plena e igualitária em todos os espaços.

É uma comemoração, mas é, igualmente, um momento de lembrança de que ainda há muito por fazer.

Seguimos nessa luta que é de todos e todas!

Paula Lima – Advogada ASMETRO-SI


Você deve estar vendo o Dia Internacional das Mulheres sendo mencionado na imprensa ou ouvindo comentários sobre o assunto.

Mas para que serve esta data? Quando é? É uma celebração ou um protesto? Existe algo equivalente como um Dia Internacional dos Homens? E que eventos vão acontecer neste ano?

Por mais de um século, o dia 8 de março é identificado ao redor mundo como uma data especial para as mulheres.

A seguir, explicamos para você por quê.

Clara Zetkin
Clara Zetkin sugeriu a criação do Dia Internacional das Mulheres em 1910 @HULTON DEUTSCH

O Dia Internacional das Mulheres teve origem no movimento operário e se tornou um evento anual reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Suas sementes foram plantadas em 1908, quando 15 mil mulheres marcharam pela cidade de Nova York exigindo a redução das jornadas de trabalho, salários melhores e direito ao voto. Um ano depois, o Partido Socialista da América declarou o primeiro Dia Nacional das Mulheres.

A proposta de tornar a data internacional veio de uma mulher chamada Clara Zetkin, ativista comunista e defensora dos direitos das mulheres.

Ela deu a ideia em 1910 durante uma Conferência Internacional de Mulheres Socialistas em Copenhague. Havia 100 mulheres, de 17 países, presentes, e elas concordaram com a sugestão dela por unanimidade.

A data foi celebrada pela primeira vez em 1911, na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça. E seu centenário foi comemorado em 2011 — então, neste ano, estamos tecnicamente comemorando o 111º Dia Internacional das Mulheres.

Mas o Dia Internacional das Mulheres só foi oficializado em 1975, quando a ONU começou a comemorar a data.

E se tornou uma ocasião para celebrar os avanços das mulheres na sociedade, na política e na economia, enquanto suas raízes políticas significam que greves e protestos são organizados para aumentar a conscientização em relação à contínua desigualdade de gênero.

2. Por que 8 de março?

Mulher de máscara com rosto pintado durante evento do Dia Internacional das Mulheres em Bogotá, Colômbia, em 2021
Evento do Dia Internacional das Mulheres em Bogotá, na Colômbia, em 2021 @getty images

A proposta de Clara de criar um Dia Internacional das Mulheres não tinha uma data fixa.

A data só foi formalizada após uma greve em meio à guerra em 1917, quando as mulheres russas exigiram “pão e paz” — e quatro dias após a greve o czar foi forçado a abdicar, e o governo provisório concedeu às mulheres o direito ao voto.

A greve das mulheres começou em 23 de fevereiro, pelo calendário juliano, utilizado na Rússia na época. Este dia corresponde a 8 de março no calendário gregoriano — e é quando é comemorado hoje.

3. Por que as pessoas usam a cor roxa?

Uma mulher pinta listras roxas no rosto durante um protesto feminista no Dia Internacional das Mulheres em 08 de março de 2020 em Berlim, na Alemanha
A cor roxa é frequentemente associada à data, pois significa ‘justiça e dignidade’ @getty images

Roxo, verde e branco são as cores do Dia Internacional das Mulheres, de acordo com o site oficial.

“Roxo significa justiça e dignidade. Verde simboliza esperança. Branco representa pureza, embora seja um conceito controverso. As cores se originaram da União Social e Política das Mulheres (WSPU, na sigla em inglês) no Reino Unido em 1908”, afirmam.

4. Existe um Dia Internacional dos Homens?

Existe, sim, 19 de novembro.

Mas a data só foi criada na década de 1990 e não é reconhecida pela ONU. É celebrada em mais de 80 países em todo o mundo, incluindo o Reino Unido.

Este dia celebra “o valor positivo que os homens trazem para o mundo, suas famílias e comunidades”, de acordo com os organizadores, e visa destacar modelos positivos, aumentar a conscientização sobre o bem-estar dos homens e melhorar as relações de gênero. O tema para 2021 foi “Melhores relações entre homens e mulheres”.

5. Como é comemorado o Dia Internacional das Mulheres?

Uma mulher recebe mimosas em um centro de vacinação em Roma, na Itália, no Dia Internacional das Mulheres em 2021
Centro de vacinação em Roma, na Itália, ofereceu mimosas às mulheres no ano passado @getty images

O Dia Internacional das Mulheres é um feriado nacional em muitos países, incluindo a Rússia, onde as vendas de flores dobram durante três a quatro dias ao redor de 8 de março.

Na China, muitas mulheres recebem meio dia de folga no 8 de março, conforme recomendado pelo Conselho de Estado.

Na Itália, o Dia Internacional das Mulheres, ou La Festa della Donna, é comemorado com a entrega de botões de mimosa. A origem desta tradição não é clara, mas acredita-se que tenha começado em Roma após a Segunda Guerra Mundial.

Nos EUA, março é o Mês da História das Mulheres. Todos os anos, um pronunciamento presidencial homenageia as conquistas das mulheres americanas.

Neste ano, as comemorações vão continuar sendo um pouco diferentes por causa da pandemia de covid-19 e eventos virtuais devem ocorrer em todo o mundo, incluindo o da ONU.

Crédito: BBC Brasil – @disponível na internet 08/03/2023 (esta matéria foi publicada em nossa página no dia 08/03/2022


Dia Internacional das Mulheres 2023: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”

O tema do Dia Internacional das Mulheres em 8 de março de 2023 é: “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero”, em alinhamento com o tema prioritário da 67ª sessão da Comissão da ONU sobre a Situação das Mulheres (CSW): “Inovação, mudança tecnológica e educação na era digital para alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de todas as mulheres e meninas”, marcada para acontecer entre os dias 6 e 17 de março de 2023.

A celebração das Nações Unidas do Dia Internacional das Mulheres reconhece e celebra as mulheres e meninas que defendem o avanço da tecnologia transformadora e da educação digital. Neste ano, as ações em torno do tema irão explorar o impacto da lacuna de gênero digital na ampliação das desigualdades econômicas e sociais, além de destacar a importância de proteger os direitos de mulheres e meninas em espaços digitais e abordar a violência baseada em gênero on-line facilitada por tecnologias da informação e da comunicação.

Trazer mulheres e outros grupos marginalizados para a tecnologia resulta em soluções mais criativas e com maior potencial para inovações que atendam às necessidades das mulheres e promovam a igualdade de gênero. A ausência das mulheres nesses espaços tem custos enormes: de acordo com o relatório  UN Women’s Gender Snapshot 2022 , da ONU Mulheres, a exclusão das mulheres do mundo digital eliminou 1 trilhão de dólares do produto interno bruto de países de baixa e média renda na última década— uma perda que crescerá para 1,5 trilhão de dólares até 2025, se não houver nenhuma mudança. Reverter essa tendência exigirá enfrentar o problema da violência online, o que um estudo com 51 países revelou que 38% das mulheres já experimentaram pessoalmente.

Incorporar a perspectiva de gênero na inovação, tecnologia e educação digital de forma transformadora ajudaria mulheres e meninas a se tornarem mais conscientes de seus direitos e fortalecer o exercício delas, além do seu ativismo. Os avanços na tecnologia digital oferecem novas possibilidades para solucionar os desafios humanitários e de desenvolvimento e para realizar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.

Infelizmente, as oportunidades abertas pela revolução digital também representam o risco de perpetuar a atual dinâmica de desigualdade de gênero. As crescentes desigualdades são cada vez mais evidentes no contexto das competências digitais e do acesso às tecnologias, uma divisão digital que deixa as mulheres para trás. Portanto, o desenvolvimento da educação digital e inclusiva e da tecnologia transformadora é um requisito fundamental para um futuro sustentável.

A celebração do Dia Internacional das Mulheres pelas Nações Unidas sob o tema “Por um mundo digital inclusivo: inovação e tecnologia para a igualdade de gênero” incluirá um evento internacional de alto nível que acontecerá na quarta-feira, 8 de março de 2023, das 10h às 11h30, horário da costa leste dos EUA (GMT -5). Este evento reunirá especialistas em tecnologia e inovação, representantes do governo, do movimento feminista e ativistas pela igualdade de gênero, além do setor privado, e permitirá um debate sobre as responsabilidades e o papel de todo o ecossistema digital na melhoria do acesso ao digital ferramentas e a redução da lacuna de gênero digital

Crédito: ONU Mulheres Brasil – @ disponível na internet 08/03/2023

@reprodução ONU Mulheres

2 COMENTÁRIOS

  1. Por um texto exaltando a feminilidade e não um discurso feminista, com viés do politicamente correto. Desculpe, mas esse negócio de gênero é o que? Eu sou mulher e não pertenço a um gênero, sou mulher, ponto. Espero que nosso amado Instituto não se perca em discurso de palavras “bonitas”, mas totalmente vazio. Feliz Dia da MULHER! E não do gênero mulher

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui