Por que a panela de pressão pode explodir e que cuidados tomar? Veja dicas após morte de cozinheira Mogi Guaçu
Você tem medo de usar panela de pressão para cozinhar? Este tipo de recipiente exige, sim, alguns cuidados no manejo para evitar acidentes graves. A atenção é necessária desde o momento da compra, na verificação do selo de segurança do Inmetro, até o comportamento da panela no fogão.
Professor do curso de gastronomia da PUC-Campinas (SP), Tibério Gil explica que o selo do Inmetro comprova que o produto passou por testes prévios, antes de ser disponibilizado nas lojas. Esse é o primeiro cuidado.
O alerta sobre o uso correto do equipamento veio à tona nesta sexta-feira (10) após a explosão de uma panela que matou a cozinheira de um restaurante em Mogi Guaçu (SP).
A mulher, de 36 anos, estava com outras funcionárias no local, que não se feriram. Imagens de câmera de segurança registraram o momento em que ela chegou a ser arremessada com o impacto da explosão.
Confira a seguir cuidados que você deve ter com a panela de pressão:
Crédito: Patrícia Teixeira e Wesley Justino/ Portal do G1 – @ disponível na internet 11/03/2023
Cozinheira morre no 1º dia de trabalho após explosão de panela de pressão em Mogi das Cruzes
A cozinheira Alminda Maria Teixeira da Costa Neta, de 36 anos, morreu após a explosão de uma panela de pressão, na noite de quinta-feira (9), em uma churrascaria em Mogi Guaçu (SP).A vítima estava no primeiro dia de trabalhono restaurante Chimarrão, segundo a Guarda Municipal
Outra funcionária da cozinha relatou para a Polícia Militar (PM) que utilizava a panela minutos antes do acidente. Ela afirmou que desligou a boca do fogão depois de a panela pegar pressão e continuou o trabalho. Pouco depois, houve a explosão.
Câmeras do circuito interno de segurança registraram o momento da explosão. As imagens mostram a mulher sendo arremessada contra uma bancada com a força do estouro
A Guarda foi acionada para atender a ocorrência, mas, quando chegou ao local, a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) já havia constatado que ela tinha morrido.
Ao g1, o dono do restaurante afirmou que as documentações e instalações da churrascaria estão regularizadas.
A vítima é do Maranhão, para onde o corpo dela foi levado para ser velado e enterrado, também segundo o proprietário da churrascaria. Como era o primeiro dia dela no emprego, os funcionários não tinham contato com a família para avisar sobre o acidente.
A perícia foi ao local e o caso foi registrado na 1ª Cia 26º Batalhão de Polícia Militar Metropolitano. Em comunicado nas redes sociais, o restaurante informou que ficou fechado nesta sexta-feira (10) por causa do acidente.
Crédito: Portal do G1 – @ disponível na internet 11/03/2023