Governo vai limitar capacidade do Santos Dumont para retomar ‘protagonismo do Galeão’

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Ministro Márcio França afirmou, em rede social, que fluxo no terminal do Centro do Rio ficará abaixo de 10 milhões de passageiros este ano e que pretende reforçar o Aeroporto Internacional Tom Jobim

Após polêmica envolvendo o anúncio do aumento da capacidade de passageiros do Santos Dumont pela infraero, o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, usou seu perfil no Twitter na manhã desta sexta-feira para dizer que haverá redução desse movimento no aeroporto carioca este ano.

“De pronto, determinamos que a operação do Aeroporto Santos Dumont neste ano terá uma redução em relação ao número registrado em 2022, e ficará abaixo de 10 milhões de passageiros em 2023”, disse o ministro.

Antes disso, o prefeito do Rio, Edurado Paes, foi também às redes sociais questionar o ajuste na capacidade do Santos Dumont pela Infraero em 54,5%, passando de 9,9 milhões para 15,3 milhões de passageiros ao ano. Ele considerou o movimento como “canalhice inaceitável”, sendo uma estratégia para inviabilizar o Galeão.

França afirmou que está comprometido em recuperar o movimento do Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão): “Nós vamos retomar o protagonismo do Galeão! Esse é um compromisso nosso demonstrado desde o início do Governo Lula”, disse, destacando que a Secretaria de Aviação Civil está elaborando estudos com possíveis soluções para ampliar o número de passageiros no aeroporto.

Essas possíveis soluções, explicou o ministro, serão apresentadas a Paes e ao governador Cláudio Castro em reunião já agendada para o próximo dia 24. Ele se comprometeu em comunicar qualquer decisão relativa ao aeroporto diretamente aos dois governantes.

Crédito: Glauce Cavalcanti / O Globo – @ disponível na internet 08/04/2023


O prefeito do Rio, Eduardo Paes, chamou a expansão da capacidade de movimento de passageiros do aeroporto Santos Dumont como estratégia da Infraero para “inviabilizar o Galeão” e, com isso, assumir também a gestão do aeroporto internacional.

“Só não vê quem não quer! O Aeroporto Santos Dumont virou a única fonte de receita da Estatal Infraero! Ou seja: qto mais voos mais receita. Para complementar ajuda a inviabilizar o Galeão. Ao inviabilizar o Galeão o operador privado sai da concessão e quem assume? A Infraero!”, sustentou Paes em um tuíte nesta sexta-feira.

Ao replicar o post no Instagram, o prefeito usou na legenda a frase “Canalhice inaceitável contra o Rio!”

Esta semana, a Infraero revisou a capacidade do Santos Dumont de 9,9 milhões para 15,3 milhões de passageiros, um crescimento de 54,5%. A empresa explicou que esse novo número considera a capacidade operacional do aeroporto no teto, tendo como base de cálculo o volume de passageiros dos horários de pico de movimento.

E que, nos últimos seis anos, foram feitos R$ 55 milhões em investimentos diversos, da reforma da pista à adoção do embarque por biometria facial, o que colabora para maior capacidade em passageiros, explicou a Infraero.

Para Paes, esse movimento seria uma estratégia da estatal para, indiretamente, assumir a gestão também do Galeão.

Negociação longa

A Changi, operadora internacional de aeroportos e controladora da concessionária do Galeão, decidiu devolver o ativo à União em fevereiro de 2022. A empresa arrematou o Galeão em leilão em 2013, por R$$ 19 bilhões, mas o movimento de passageiros previsto no edital nunca se confirmou. Nos últimos anos, vem decaindo.

Em fevereiro deste ano, após conversas com o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, a Changi anunciou que poderia continuar à frente do Galeão se houvesse mudança nas condições financeiras do contrato.

Prefeitura do Rio e Governo do Estado, em paralelo, defendem que é preciso ter uma atuação coordenada de Santos Dumont e Galeão, de forma a evitar que o aeroporto central, que está saturado, “canibalize” voos do internacional.

O prefeito acrescentou que deve haver mudanças nesse cenário, ressaltando o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva — com quem se reuniu pessoalmente para tratar do problema dos aeroportos cariocas — em encaminhar uma solução.

“Como tenho certeza do compromisso do presidente @LulaOficial com o Rio, em breve teremos notícias de mudanças nessa lógica perversa e covarde conosco. Do lado de cá estou de mãos dadas com o governador @claudiocastroRJ pronto para tomar as medidas necessárias para fazer com que o Santos Dumont tenha sua capacidade reduzida e o galeão receba novos voos, recuperando sua importância”, disse Paes em sua postagem.

Crédito: Economia-Negócios/ O Globo – @ disponível na internet 08/04/2023

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