Fábrica desativada da Ford em Camaçari (BA) vai produzir carros elétricos, ônibus elétricos e baterias.

0
551
Imagem aérea da antiga fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, no ano de 2012 Vaner Casaes / BAPRESS/AE

Lula mostra interesse pelos carros elétricos antes de viagem à China

A produção de carros elétricos no Brasil é um dos temas que está no centro do debate, juntamente com a crise que assola o setor automotivo no país. Em entrevista recente, o presidente Lula falou em se reunir com a Anfavea, entidade que representa os fabricantes, para discutir a questão, ao mesmo tempo em se prepara para a viagem oficial à China.

Na semana passada, Lula havia destacado a necessidade de discutir o futuro do setor automotivo e encontrar soluções que possam beneficiar a indústria e os trabalhadores. 

Entre as questões chave, podemos destacar a queda na produção, o alto preço dos carros à venda no país, além do problema dos altos juros praticados no país e a inflação. Enquanto o segmento alega barreiras adicionais como falta de equipamentos, Lula atribui a crise no setor automotivo à diminuição do poder de compra dos brasileiros.

Enquanto destacava a importância da indústria automotiva para a atividade econômica do país, Lula comparou números do passado com os dados atuais em termos de vendas de automóveis e disse se interessar pela produção de carros elétricos, no Brasil.

“Quando eu deixei a Presidência da República, em 2010, a indústria automobilística brasileira vendia aproximadamente 3 milhões e 800 mil carros por ano. A previsão da indústria automobilística em 2010 era que em 2014 estivesse licenciando 6 milhões de carros nesse país”, disse Lula.  “Me interessa a ideia da produção de carro elétrico no Brasil, me interessa. De carro elétrico, de ônibus elétrico…”

E falando sobre carros elétricos, esse será um dos temas da agenda do presidente durante sua viagem à China, prevista para começar nesta quarta-feira (12). Com uma reunião agendada com os dirigentes da BYD, há grande expectativa em torno da definição da compra por parte da montadora chinesa da fábrica desativada da Ford em Camaçari (BA) para produzir carros elétricos, ônibus elétricos e baterias. 

Segundo apurado pelo O Globo, entre outros assuntos, estão na pauta um novo acordo para a construção de satélites em parceria entre Brasil e China, venda de caminhões elétricos da JAC para a Seara e encontro com executivos da gigante de tecnologia Huawei. 

Crédito: Júlio César / insideevs.uol – @ disponível na internet 12/04/2023


Viagem a China: MDIC compõe equipe de trabalho em missão presidencial

Ministério será representado pelo secretário-executivo Márcio Elias Rosa e pela Secretária de Comércio Exterior Tatiana Prazeres
 

O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) integra a comitiva presidencial brasileira que embarcou nesta terça-feira (11/4) para a China, e participará de reuniões nas cidades de Shangai e Pequim, realizando interlocuções com o setor produtivo e autoridades chinesas.

Na agenda, está prevista audiência do vice-Ministro do Comércio da China, Wang Shouwen, com o secretário-executivo do MDIC, Márcio Elias Rosa, e com a secretária de Comércio Exterior, Tatiana Prazeres, além de encontros com diversos setores econômicos da área de infraestrutura e energia renovável, entre outros.

Durante a visita, deverão ser assinados memorandos de cooperação que levam em conta a propostas de nova industrialização brasileira, em base sustentáveis, com inovação tecnológica e investimentos em setores estratégicos

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 12/04/2023

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui