Um balão caiu no Aeroporto Santos Dumont, na Zona Sul do Rio, e chegou a pegar fogo após a queda neste domingo (14).
Um vídeo mostra que o balão cai sobre um avião estacionado, no momento do abastecimento da aeronave. Os agentes foram rápido para combater as chamas.
A Azul informou, através de nota, que “a queda de um balão hoje no Aeroporto Santos Dumont (RJ) não causou danos à aeronave e não impactou na programação dos voos da companhia”.
Este é o segundo final de semana seguido com queda de balão no aeroporto. No dia 7, um balão caiu na pista e provocou o pouso de outra aeronave que pretendia aterrissar.
Balão mata
No início do mês, o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro lançou uma campanha em suas redes sociais mostrando que balões podem matar.
A campanha dos bombeiros contra quem solta balão no Rio de Janeiro tem o objetivo de educar. Com vídeos reais, a corporação mostra as consequências trágicas dessa prática.
A iniciativa conta com a parceria da Secretaria de Estado de Polícia Civil, por meio da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), que intensificará investigações relacionadas à atividade criminosa, principalmente com a proximidade das festas juninas.
No Brasil, segundo dados do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos da Força Aérea Brasileira (FAB), cerca de 100 mil balões são soltos a cada ano. O Estado do Rio de Janeiro está entre os líderes de avistamentos de balões não tripulados de ar quente.
Disque Denúncia
Segundo o programa Linha Verde, do Disque Denúncia, a campanha “Disque Balão”, quando a população pode denunciar a prática criminosa, registrou mais de 350 denúncias sobre balões no Rio de Janeiro, desde 2020.
Criado em 2013, o Programa Linha Verde conta com um canal efetivo, através do telefone 0300 253 1177, para que toda a população do estado do Rio de Janeiro possa denunciar crimes ambientais, como a prática de soltar balões, além de crimes contra a fauna e a flora, bem como maus tratos aos animais.
Crédito: Jefferson Monteiro/Portal G1 – @ disponível na internet 15/05/2023
Balão cai na pista do Aeroporto Santos Dumont
Um balão caiu e pegou fogo na pista do Aeroporto Santos Dumont, no Aterro do Flamengo. Funcionários foram rápidos ao combater o fogo, como mostram as imagens divulgadas em redes sociais. Na semana passada, um outro balão caiu na mesma região, chegando a causar alteração na malha aérea.
O avião próximo era da Azul. A empresa informou que “a queda de um balão hoje no Aeroporto Santos Dumont (RJ) não causou danos à aeronave e não impactou na programação dos voos da companhia”.
Na quinta-feira, as operações do aeroporto foram interrompidas por um motivo inusitado: o avistamento de uma capivara. Durante esse período, um avião da empresa aérea Gol precisou interromper o pouso, realizando o procedimento de arremetida. Por conta do animal, as atividades foram suspensas entre às 18h32 a 18h40.
Segundo a Infraero, o animal estava próximo à Escola Naval, em local fora da área protegida da pista do aeroporto, quando foi visto pela equipe do aeroporto. A capivara foi observada pelos funcionários até o seu completo afastamento do perímetro.
Na semana passada, o Corpo de Bombeiros, em parceria inédita com a Polícia Civil, lanaram uma campanha para alertar sobre o perigo de soltar balões, reforçando que a prática é considerada crime.
Crédito: O Globo – @ disponível na internet 15/05/2023