Lula concede medalhas a cientistas que tiveram prêmio negado por Bolsonaro

1
245
Medalha: Ordem Nacional do Mérito Científico @reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vai agraciar, nesta quarta-feira (12/7), pesquisadores e entidades com a Ordem Nacional do Mérito Científico. Na mesma solenidade, ele vai relançar o Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT). Entre os homeneados, estão cientistas que tiveram a premiação revogada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), além dos 21 outros cientistas que rejeitaram o prêmio, em protesto.

Em 2021, Bolsonaro cancelou a honraria dada a médica sanitarista Adele Benzaken, à época diretora da Fiocruz Amazônia, e ao infectologista Marcus Vinícius Guimarães de Lacerda. O médico liderou um dos primeiros estudos que demonstraram que a cloroquina, medicamento defendido pelo ex-presidente, é ineficaz contra a covid-19.

Benzaken, por sua vez, foi demitida do cargo de diretora do Departamento HIV/Aids, do Ministério da Saúde, por publicar uma cartilha sobre a saúde dos homens trans. Ambos receberam a medalha em 3 de novembro de 2021, mas Jair Bolsonaro as revogou dois dias depois. Em resposta, outros 21 cientistas agraciados com a medalha divulgaram uma carta de repúdio ao governo e rejeitaram a honraria.

O evento, que ocorre pela parte da manhã, também marca a retomada do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia (CCT), órgão que assessora a Presidência da República sobre temas científicos. Lula assinará também o decreto que convoca a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2024.  

Crédito: Victor Correia / Correio Braziliense – @ disponível na internet 12/07/2023

1 COMENTÁRIO

  1. Enfim estamos retornando a ciência, deixando o negacionismo no outro lado da tetra plana. O fato da esfericiidade e os movimentos de translação e rotação da terra nos mostra que não há mal que dure, que retornarmos a a civilização ,assim como a certeza que a humanidade anda para para frente. Perdemos seis anos de progresso, desenvolvimento , e cultura, mas esses espaços serão preenchidos pelos progressistas, cientistas e verdadeiros homens de bem. Parabéns a todos aqueles que acreditam em um país melhor , livre do atraso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui