A maior parte das 100 vagas do concurso Inmetro será destinado ao Estado do Rio de Janeiro. A informação é do presidente da Associação dos Servidores do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Asmetro), Sérgio Ballerini.
Segundo ele, cerca de 80% das 100 vagas autorizadas pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Púbicos (MGI) serão para atuação em Xerém, que fica na cidade de Duque de Caxias. “As demais vagas serão destinadas às cidades de Goiânia, Porto Alegre e Brasília”, disse.
Comissão já trabalha na escolha da banca
Segundo Sérgio Ballerini, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia já criou a comissão do concurso e este grupo de trabalho deu início ao processo de escolha da organizadora. O sindicalista não soube precisar quando o edital será divulgado, mas ele está otimista que isso possa acontecer em setembro.
“Todas as áreas do Inmetro já foram demandadas para informar o quantitativo de suas necessidades. Falta agora a comissão escolher a organizadora do concurso”, informou o presidente da Asmetro, lembrando que o limite estabelecido pelo MGI, para a divulgação do edital, é o dia 16 de dezembro.
Das 100 vagas autorizadas pelo MGI, 40 são para analista executivo e 60 para pesquisador, carreiras que exigem nível superior e têm remuneração inicial de R$9.358,31, já incluindo R$658 de auxílio-alimentação. As contratações ocorrerão pelo regime estatutário (garantia de estabilidade).
Asmetro defende uso do cadastro de reserva
Embora comemore a autorização de um novo concurso, o presidente da Asmetro disse que essa oferta de vagas está abaixo das necessidades do que o Inmetro necessita. Segundo ele, o instituto conta com aproximadamente 700 cargos vagos (incluindo funções de nível médio), sendo que a situação ainda pode piorar, já que cerca de 120 servidores poderão ser aposentar em curto espaço de tempo.
Frente ao atual quadro de pessoal, ele disse que a Asmetro lutará pela contratação do maior número possível de aprovados que ficar no cadastro de reserva do concurso Inmetro. “Outra luta nossa será pela abertura de concurso para cargos de nível médio”, ressaltou.
O último concurso Inmetro aconteceu em 2014, quando foram abertas 80 vagas em cargos dos níveis médio e superior. A seleção teve a organização do Idecan. Na época, os candidatos a analista e pesquisador foram avaliados por meio de provas objetivas, provas discursivas e provas de títulos, além de um curso de formação.
Crédito: Luiz Fernando /Degrau Concursos – @ disponível na internet 24/08/2023
Concurso Inmetro terá edital em outubro; áreas definidas!
À Folha Dirigida por Qconcurso, presidente do Asmetro, Sérgio Ballerini, revelou que o edital do concurso Inmetro deve sair em outubro. Saiba mais
folha.qconcursos.com/n/concurso-inmetro-2023-edital-em-outubro
Caros amigos do Asmetro, alguma atualização sobre a possibilidade de chamada do CR do concurso em andamento?
Grande abraço!
Sai este começo de ano do quartel,e estou procurando um emprego na parte puro tático em relação a documentação.Pois é o que eu fazia no quartel e mecho com computador e desafine gráfico.
Nível superior em qualquer área?
Meu sonho excelente órgão.
Gostaria de ser informado sobre o ingresso ao concurso do Inmetro e as vagas que estão disponíveis para Xerém -Rj-RJ, por favor passe uma mensagem ou ligue para mim 21-970934696.
Jorge
As informações requeridas, serão disponibilizadas em nossa página tão logo estejam disponíveis
Excelente oportunidade mesmo.
Gostaria de indicações de cursos,por favor
Nos artigos publicados vc encontra duas opções
Tem informações se cursos?
Meu maior sonho é trabalhar na inmetro
Solicito informações sobre curso
Para a vaga de perquisador,qual será o curso ou formação necessária para ter o direito de concorrer a vaga?