O governo federal vai apresentar o percentual de reajuste dos servidores públicos federais do Executivo para 2024 hoje (dia 29) às 14h.
A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) estava suspensa. Contudo, ao final da semana, o envio do Orçamento Anual deve ser feito por parte do governo à Câmara dos Deputados, onde deve estar disposta a despesa com o reajuste do funcionalismo público, incluindo o reajuste.
Na última reunião, representantes do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) alegaram que a pasta não apresentaria uma porcentagem até que o novo arcabouço fiscal fosse aprovado.
Agora, os empecilhos para uma proposta caíram por terra. E há movimentação por parte do Estado para dar um marco à MNNP, que esteve fechada durante anos no governo de Jair Bolsonaro (PL).
Há duas semanas, na reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente – que visa a campanha salarial dos servidores públicos para 2024 –, o governo federal afirmou que ainda não tem uma porcentagem de reajuste dos funcionários para apresentar. Segundo apurado pela coluna, o número dependia da aprovação do Novo Arcabouço Fiscal.
Por meses, o governo federal prometeu, na Mesa Nacional de Negociação Permanente, apresentar o índice de reajuste a ser proposto aos servidores públicos. Até então, só tinham sido debatidas pautas não remuneratórias.
Crédito: Gustavo Silva / EXTRA – @ disponível na internet 29/08/2023
Não é favor nenhum, é um direito que a constituição nós favorece. Só gostaria de intender, porque o governo federal , não dá o direito de aumento , se não tem respeito pelos seus servidores federais. Privatizar o serviço público ,ou acaba de vez com o serviço público o que não pode, é não respeitar a classe tomem vergonha na cara, nós somos concursados e não eleitos pelo povo.
Ainda bem que esse governo tem incluído os servidores no orçamento.
Com certeza teremos os reajustes daqui pra frente.
O governo anterior foi extremamente injusto com a nossa categoria .
Se o Bolsonaro fosse reeleito os servidores federais tava ferrados de novo.
Eu quero saber porque muitas pensionistas que perderão inclusive EU só consegui ficar com 60% do salário que meu esposo ganhava e não tive direito ao reajuste dos 9%. Ele era funcionário público federal.
Concordo com boa parte das declarações, mas uma pergunta que não quer calar: Onde estavam os injustiçados nesses últimos 6 anos???
Pois os servidores do executivo em 5 meses do governo atual teve aumento de 9% no salário e mais de 40% no auxílio alimentação, realmente não repõem as perdas inflacionárias dos últimos 6 anos, mas, não podemos recuperar o passado, apenas o futuro!
Falta de respeito empatia e desvalorização do trabalho dos funcionários que arrisca a vida ,saúde muitas das vezes trabalha com falta de insumos necessários foi desgostoso na pandemia muitos partiram por estar na linha de frente e cadê o valor nenhum hospital não funciona sem enfermagem técnicos e outras categorias é muito triste o que acontece com os funcionários tbm sou funcionária do ministério da saúde aposentei por problema de saúde mas sinto falta do serviço da rotina ,tem que ser respeitado os funcionários trabalhamos com vida com amor ,carinho e afeto vamos ver o senhores governantes o que pode fazer por nós
Cadê nossa margem
I e que os servidores votaram em massa no presidente lula
Lamentável chegar até hj no serviço público com perda salarial e ainda ter que optar ou come ou paga o plano de saúde. E o governo não ter a sensibilidade de dar um aumento justo para essa categoria tão sacrificada.
está uma grande vergohna ..esses políticos só ferrando os s.p.m…daqui uns dias vão tirar até nossos salários se até os direitos congelaram se nem FGTS temos ..estamos lascados com esses desgoverno
Isso é uma amostra do desmanche do serviço público, agora só JESUS CRISTO na causa.
Acredito que o governo irá honrar com os servidores publicos federais, a perda é muito grande, e estamos trabalhando desesperadamente, sobretudo, nós do inss, peço a Deus que ilumine Lula para garantir esse aumento.
Gostaria de saber os rajusto são só Federal judicial.agora prefeitura estadual,é um salário indigno,e os aposentados municipais, ainda mais desconto desse confisco q a prefeitura tira dos aposentados pensionistas da prefeitura municipal,porque n tiram de quem ganha mto bem.tda vez q pego meu hollerite fico triste até choro,n da pra fazer nda, porisso q pegamos empréstimos mais empréstimos. Assim n dá.
1%??? Governo tá de palhaçada???
0,5% ou 1% parcelado em 3 anos?