A partir de 1995, o ‘Fantástico’ iniciou uma parceria com o Inmetro – Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial e criou um quadro que tinha o objetivo de monitorar a qualidade de produtos, além de alertar e conscientizar os consumidores e a indústria. No quadro, que inicialmente tinha o nome de ‘Controle de Qualidade’, produtos vendidos em todo o Brasil eram testados de acordo com as normas técnicas estabelecidas pelo Inmetro. Os aprovados e reprovados eram anunciados no ar, e repórteres procuravam os fabricantes, em busca de esclarecimentos.
Video exibido no Programa do Fantástico do dia 27/08/2023 (reprodução da Internet)
Em março de 1996, o episódio do quadro que testou a qualidade de águas minerais foi proibido de ir ao ar por decisão judicial, após uma das empresas fabricantes ter movido ação pedindo que o conteúdo dos testes não fosse divulgado. Dias depois, a liminar foi cassada e o ‘Jornal Nacional’ mostrou a reportagem e denunciou as marcas de água mineral que não atendiam aos critérios de consumo.
A partir de 2001, o quadro passou a se chamar “Atenção, Consumidor”.
O quadro já conferiu se o peso e a quantidade de alimentos não perecíveis correspondiam ao que era indicado nos rótulos das embalagens, averiguou o funcionamento de ventiladores de teto e atestou a qualidade das sacolas de plástico usadas nos supermercados. Alguns produtos inadequados para consumo chegaram a ser retirados do mercado depois de expostos pelo quadro.
A seriedade dos testes deram credibilidade ao ‘Atenção, Consumidor!’, que ajudou a esclarecer consumidores e fabricantes sobre a importância de se observar os critérios de controle de qualidade. Em alguns casos, a parceria do ‘Fantástico’ com o Inmetro também ajudou a estabelecer a regulamentação de regras de fabricação, como no caso das cadeirinhas de carro para crianças, trazendo mais qualidade e segurança aos consumidores.
Em 2007 o ‘Atenção, Consumidor’ passou a contar com Dona Encrenca, personagem interpretada pela atriz Maria Menezes. A partir de situações cômicas do dia a dia, Dona Encrenca mostrava dicas de direitos do consumidor e introduzia os testes do Inmetro.
O quadro ficou no ar até dezembro de 2017
Fonte: https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/fantastico/ quadros/noticia/atencao-consumidor.ghtml 29/08/2023
Algumas matérias exibidas no Programa do Fantástico
A pedido do Fantástico, Inmetro testa garrafas térmicas; confira o resultado
Das nove marcas avaliadas no programa, uma foi reprovada. Negativa se deu por causa de falha na eficiência térmica e na capacidade volumétrica real.
Inmetro testa oito marcas de capacetes para ciclistas
Instituto testou a resistência dos produtos no impacto, o sistema de fixação e outros. Especialista diz que os resultados são preocupantes.
Fogão apresenta maior incidência de relatos de acidentes, segundo Inmetro
Parceria entre Fantástico e Inmetro completa 20 anos em 2015. Mais de 300 análises de produtos e serviços foram realizadas.
Inmetro reprova 15 marcas de glicosímetros testados
Testes contaram com 75 voluntários avaliaram manuais de instrução e acessórios do aparelho que serve para medir a taxa de açúcar no sangue.
Teste do Inmetro reprova seis marcas de papel higiênico
Por ano, são utilizados quase 5 bilhões de rolos só no Brasil. Instituto avaliou as marcas mais vendidas no mercado.
Inmetro testa marcas de whey protein
Para esse teste foram analisadas 15 marcas de whey protein concentrado, que é a versão mais consumida desse suplemento: 14 foram reprovadas.
Inmetro testa funcionamento de oito marcas de cadeiras de rodas
Fabricantes foram reprovados em testes de alinhamento, resistência do apoio para os pés, dos manípulos e da durabilidade dos freios das cadeiras.
Inmetro testa pesos de academia
Instituto testou halteres e caneleiras usadas por quem faz musculação e por quem precisa fazer fisioterapia.
Inmetro testa marcas de escovas de dente para adultos e crianças
Foram avaliadas 13 marcas de uso adulto e 12 marcas de uso pediátrico. As escovas de criança foram aprovadas em todos os testes.
Teste do Inmetro avalia 13 marcas de cadeiras e bancos plásticos
Para serem aprovadas, as marcas tinham que passar em três testes. Confira quais marcas foram reprovadas e podem oferecer risc
Inmetro testa serviços de atendimento de empresas aéreas e rodoviáriasFalta de informação do número de protocolo foi o campeão de irregularidades entre as companhias.
Pilhas piratas duram menos e põem a saúde em risco
O Inmetro resolveu avaliar a qualidade das pilhas das 15 marcas mais procuradas do mercado em sete estados brasileiros.
Inmetro testa qualidade das tintas
Veja o relatório completo com as marcas reprovadas.
Como reconhecer brinquedos perigosos
Veja lista completa dos brinquedos reprovados.
Teste das principais marcas de secadores
Todos os secadores têm a obrigação de serem seguros e duráveis. Para isso, existem regras de fabricação.
Fonte: Arquivos do programa do Fantástico – @ disponível na internet 29/08/2023