Sustentabilidade e ampliação de acordos internacionais marcam a 31ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação

@reprodução

Terminou nesta sexta-feira (01/09) a 31ª Assembleia Geral da Cooperação Interamericana de Acreditação (IAAC). O evento aconteceu de 27/8 a 1/9 em Manaus, no Amazonas, e reuniu representantes de 22 países das Américas.

A Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) foi o organismo anfitrião dessa edição.

A IAAC promove a cooperação entre organismos de acreditação e outras partes interessadas das Américas, com o objetivo de trocar experiências e desenvolver estruturas de avaliação da conformidade para melhorar produtos, processos e serviços. Atualmente, a organização é presidida pela chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro, Andrea Melo.

Durante a semana, foram realizadas reuniões do comitê executivo da IAAC e dos subcomitês temáticos, como aqueles voltadas a Laboratórios, a Organismos de Inspeção e a Organismos de Certificação.

Nos encontros são traçados planos de trabalho conjunto, discutidas harmonizações de critérios de acreditação nos continentes e metodologias de trabalho que tragam mais eficiência ao sistema de infraestrutura da qualidade nos países.

@reprodução

Entre as principais realizações, houve a adesão de dois novos membros nos acordos internacionais de acreditação: os organismos da Bolívia e do Panamá, que participam pela primeira vez.

“Estamos finalizando a Assembleia Geral após semana intensa de reuniões muito produtivas, que superaram nossas expectativas. Tivemos ampliações de acordos internacionais, o que é uma das grandes missões da cooperação e, aproveitando a realização da Assembleia no Brasil, o lançamento do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura de Qualidade, o ProdIQ”, destacou a presidente da IAAC, Andrea Melo.

@reprodução

Para o presidente do Inmetro, Márcio Andre Brito, a participação do Inmetro em fóruns internacionais é um marco na história da instituição. “Desde que o Inmetro foi criado, temos amplas e variadas cooperações internacionais. Acreditamos nisso e queremos ser protagonistas nessa rede de troca de experiências e de colaboração. Ficamos honrados de ter a assembleia da IAAC no Brasil e lançar nosso mais novo programa de fomento à acreditacao durante o evento”, afirmou.

@reprodução

O superintendente da Abrac, Masao Ito, ressaltou a importância do evento ter sido realizado em Manaus, um polo industrial e comercial situado no coração da Amazônia, local ideal para discutir a infraestrutura da qualidade e seu papel no desenvolvimento sustentável.

A próxima Assembleia Geral da IAAC acontecerá em Medellín, na Colômbia, em agosto de 2024. Antes disso, os comitês reúnem-se virtualmente para discutir temas e chegar a consensos que serão apresentados na assembleia.

Acreditação

O Inmetro, por meio da Coordenação-geral de Acreditação (Cgcre), é o único organismo acreditador brasileiro. Isso significa que ele reconhece a competência técnica de laboratórios, certificadoras e organismos de inspeção, que vão atender a indústria – é o processo chamado de acreditação. A partir dos acordos internacionais firmados, o reconhecimento feito no Brasil é aceito nos demais países, evitando a duplicidade de testes e facilitando o comércio global

Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ sustentabilidade-e-ampliacao-de-acordos-internacionais-marcam-a-31a-assembleia-geral-da-cooperacao-interamericana-de-acreditacao – 02/09/2023