ProdiQ: Inmetro assina Plano de Trabalho com parceiros
Evento aconteceu nos dias 9 e 10 de outubro, em visita ao Campus “Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho” do Inmetro em Xerém
O Inmetro recebeu, durante os dias 9 e 10 de outubro, representantes do Instituto de Pesos e Medidas-AM, Universidade do Estado do Amazonas (UEA), Universidade Estadual do Piauí (UESPI), Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS) e Fundação Universitas de Estudos Amazônicos (FUEA), no Campus em Xerém.
A visita faz parte da implementação do Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), que tem o objetivo de fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade nas regiões Norte e Nordeste do país.
Na ocasião, foi assinado o Plano de Trabalho previsto no protocolo de intenções firmado no evento em Manaus (30/09) entre UESPI e UEA, estabelecendo ações e prazos para conclusão da acreditação de laboratórios.
Todos foram recebidos pelo chefe de Gabinete, Alexandre Pereira Costa e Silva, e por diretores de UPs, além dos chefes da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro, Marcos Barradas e Andrea Melo, respectivamente, que representaram o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.
“Queria agradecer especialmente a acolhida do Inmetro, em um projeto tão importante e que vai permitir corrigir diversos fatos históricos e promover o desenvolvimento social e econômico de nossa região”, comentou o reitor da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), André Zogahib.
Em ambos os dias, o grupo visitou, após reuniões de alinhamento, laboratórios de Metrologia Científica, entre eles os de Microscopia (Labmi), de Análise de Superfície (Lafes), e o de Radiometria e Fotometria (Laraf).
“Sempre questionamos que o polo industrial e a região Norte toda não tinha laboratórios e uma infraestrutura da Qualidade para atuar, e agora temos a oportunidade de somar com vocês e com outros atores para que buscarmos contribuir e alavancar dentro do nosso estado, em parceria com o Governo e o Inmetro, a competividade dentro dos processos e na Zona Franca, sem que produtos sejam submetidos a avaliação em outras regiões, reduzindo tempo e custos, principalmente”, afirmou Itamar Souto, diretor técnico do Ipem-AM.
“Estamos muito orgulhosos em participar desse importante programa, e temos o compromisso de acreditar laboratórios em um tempo muito menor, um processo que geralmente leva aproximadamente 11 meses, e que podemos concluir em até cinco, desde que sejam cumpridas todas as etapas pelo solicitante”, ressaltou Barradas.
Também faz parte do ProdIQ, a formação de profissionais nas áreas de metrologia e qualidade das regiões Norte e Nordeste do país.
Entre os dias 9 e 27 de outubro será administrado no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Inmetro um curso referente à ABNT NBR ISO/IEC 17025:2017 (Avaliação dos requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração), com carga horária total de 30 (trinta) horas, para representantes da UEA e da UESPI.
Fonte: Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia 11/10/2023