Experiências internacionais inspiram construção da política industrial do Brasil

0
92
@reprodução internet

Experiências internacionais inspiram construção da política industrial do Brasil em workshop

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial (CNDI) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS) reuniram, nesta terça-feira (31), quase 100 representantes do governo e do setor produtivo brasileiro em um workshop híbrido, para conhecer as experiências de políticas industriais da Coreia do Sul, Vietnã, Turquia, China, México, Estados Unidos e União Europeia.

A oficina “Política industrial: experiências internacionais” faz parte de uma série de debates para a construção da nova política industrial brasileira. Ao final, o CNDI vai construir um relatório de benchmarking sobre instrumentos de políticas industriais no mundo.

Para a secretária executiva do CNDI, Verena Hitner, a oficina conseguiu gerar muitos  subsídios, que serão considerados na construção da Nova Indústria Brasil. “A gente teve importantes palestras sobre instrumentos. O debate também foi vital para a gente entender o momento histórico em que estamos, e o que isso significa para a estrutura produtiva e macroeconômica”, ressaltou Hitner. “Nós estamos dialogando com o que o restante do mundo está fazendo. Estamos no caminho certo, fazendo uma política moderna”, avaliou.

Os palestrantes apresentaram diferentes aspectos da implementação de políticas industriais. Por exemplo, a importância de direcionar o investimento em inovação para soluções factíveis para a indústria. Nesse sentido, também capacitar profissionais de acordo com as necessidades do setor produtivo. Seguindo a linha do mercado de trabalho, foi destacado que indústrias mais produtivas e competitivas oferecem melhores salários.

Além disso, foram abordadas algumas mudanças do comércio internacional, como reshoring. Isso significa que muitos países estão voltando a desenvolver no próprio território algumas atividades industriais e etapas do processo produtivo, o que reduz taxas de frete, problemas de fuso horário e falta de flexibilidade de fornecedores, por exemplo.

O secretário executivo do CDESS, Paulo Pereira, ressaltou que o debate sobre política industrial estimula o estado e o empresariado a discutir o que o Brasil pode fazer em áreas estratégicas, como saúde, tecnologia, agropecuário e defesa. “A gente percebeu várias experiências realizadas ao redor do mundo são parecidas com a do Brasil. Temos muito insumos, muitas ideias que agora vão se transformar em um relatório, que vai gerar um insumo para a política industrial que tem sido desenhada pelo CNDI”, concluiu.

Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços 01/11/2023

@ reprodução MDIC

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui