Pesquisa: 70% dos alimentos e bebidas tiveram redução de tamanho desde 2021
Mas o preço continua o mesmo. Estão na lista sorvetes, biscoitos, leite em pó e refrigerante
Basta uma ida ao supermercado para notar que os tamanhos de alguns produtos diminuíram, mas o preço continua o mesmo.
Uma pesquisa da Kantar, empresa de dados, insights e consultoria, mostra que 70% dos alimentos e bebidas tiveram redução de tamanho desde 2021 no Brasil. Na América Latina, este percuntual é menor: 60%.
De acordo com informações da Kantar, leite em pó, refrigerantes, biscoitos doces e salgadinhos são algumas das categorias em que os consumidores estão levando para casa embalagens de tamanho menor.
No caso dos sorvetes, o tamanho diminuiu 17% em comparação ao último ano, na América Latina.
A diminuição do volume dos produtos com a manutenção do preço é chamada de reduflação (shrinkflation, em inglês), e está relacionado ao aumento da inflação que eleva os custos de produção das empresas e diminui o poder de compra do consumidor.
Por conta disso, muitos fabricantes consideram reduzir o tamanho para manter a média de preços e evitar que os compradores abandonem suas marcas.