Documento é resultado de cooperação com o Íris, laboratório de Inovação e Dados do Ceará. Simplificação usou ainda técnicas de direito visual e design editorial para facilitar a compreensão do conteúdo pelo público
O InovInmetro, Laboratório de Inovação do Inmetro, lançou o primeiro edital do Instituto com aplicação de linguagem simples, direito visual e design editorial.
A versão simplificada do documento “Chamada pública de empresas para fazer parte do Ecossistema de Inovação do Inmetro” pretende atrair mais empresas de base tecnológica para se instalarem no campus de laboratórios de Xerém, em Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, e desenvolverem projetos de pesquisa em parceria com a área de Metrologia Científica.
A transformação é fruto de acordo de cooperação firmado com o Íris, Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará.
A iniciativa faz parte de um movimento de Inovação em Governo que pretende tornar a administração pública mais próxima das cidadãs e dos cidadãos. A linguagem simples é, ao mesmo tempo, uma causa social e uma técnica de redação. Ela permite elaborar textos e documentos fáceis de ler e possibilita a qualquer pessoa localizar com rapidez a informação de que precisa, entendê-la e usá-la. Já o direito visual prevê o uso de recursos como figuras, gráficos e infográficos para permitir uma comunicação mais empática.
Conheça o projeto
O Inmetro está atento a essa mobilização e tem tido posição de protagonismo no último ano, por meio de seu Programa de Linguagem Simples. Mais uma iniciativa do Instituto nesta jornada, o edital simplificado em parceria com o Íris tem estrutura textual simples e dinâmica.
Sobre o processo de simplificação
A jornada de reformulação do edital envolveu equipes da Divisão de Inovação Tecnológica e da Divisão de Comunicação Social, além da Procuradoria Federal Especializada do Instituto, que acompanhou de perto toda a transformação. O processo contou, ainda, com apoio do instituto de metrologia da Alemanha, Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB).
“Temos como público-alvo deste edital muitos cientistas e empresários do setor privado. São pessoas com agenda muito concorrida e pouca experiência em processos administrativos clássicos. A rapidez, a clareza e a objetividade na leitura são fundamentais para engajarmos esses atores e atrairmos empresas para inovar junto com o Inmetro”, afirma Ana Lúcia Borges, servidora que está à frente do Programa de Linguagem Simples do Instituto.
O presidente da Instituição, Márcio André Brito, complementa: “A simplificação deste edital é um marco importante para o Inmetro e outros órgãos públicos federais, pois abre novas frentes de transformação de documentos de conteúdo jurídico, em consonância com a nossa missão de desburocratizar e tornar nossos serviços mais acessíveis ao público e ao setor produtivo”.
“Antes de chegarmos ao edital, o Íris fez uma palestra de sensibilização e depois realizou oficinas para exercitar as técnicas de linguagem simples e direito visual. Quando nos reunimos para simplificar o edital, em três dias a equipe apresentou uma nova versão! Foi um trabalho incrível e rápido, pois o time estava engajado e acreditando na força do uso da linguagem simples. Estamos muito felizes com o resultado”, comenta Mônica Saraiva, agente de Inovação e Linguagem no laboratório Íris.
Para conhecer o edital, acesse este link.
Em parceria com o Pólen, Laboratório de Inovação da Fiocruz, o Inmetro também criou um vídeo curto explicativo sobre o edital, com tradução em libras, para tornar seu conteúdo ainda mais acessível.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-aplica-linguagem-simples-em-edital-para-atrair-empresas-de-base-tecnologica-a-se-instalar-em-seu-campus-de-laboratorios – 02/03/2024