Nesta quarta-feira (20.03), a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac) realizou uma reunião com o secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, em Brasília (DF).
O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho realizado pela entidade, ressaltando que a Abrac é transversal e congrega todos os organismos que garantem a segurança, controle e eficiência da avaliação da conformidade como um todo, além de participar do sistema da Nova Indústria Brasil (NIB).
Também foram abordados temas como Infraestrutura da Qualidade, Inspeções de Obras, Descarbonização, entre outros tópicos.
“Foi uma das reuniões mais produtivas que tivemos com o MDIC. Percorremos todo o trabalho que a Abrac tem feito, incluindo a participação em quatro grupos no programa de reindustrialização do país”, comentou o presidente da Abrac, Synésio Batista da Costa. Segundo ele, durante a reunião, a Associação apresentou a demanda de pertencer formalmente ao Conselho Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Conmetro), o que será examinado pelo MDIC. Enquanto a solicitação está sendo analisada, ficou alinhado que a Abrac será convidada para as reuniões.
“O secretário nos pediu ajuda para melhorar o ambiente de negócios no Brasil, demonstrando que é relevante investir no país, enfatizando que as empresas possuem compliance, entre outros requisitos”, acrescentou Synésio Batista da Costa.
Na oportunidade, também foi abordada a relação entre a Abrac e o Inmetro, onde os presentes destacaram a importância da parceria.
A Associação informou ao secretário executivo ser totalmente favorável à criação da agência Inmetro.
“Saímos com a certeza de uma convergência muito grande com os assuntos que interessam para o país e que fazem parte das frentes em que a Abrac pode contribuir”, comentou a vice-presidente de Relações Institucionais, Alessandra Costa.
Ao final da reunião, foi decidido que a Abrac e o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços terão reuniões a cada sessenta dias para despachos e alinhamentos com temas do segmento.
Na oportunidade, a entidade foi representada pelo presidente, Synésio Batista da Costa; o superintendente, Masao Ito; os vice-presidentes de Relações Institucionais, Alessandra Costa e Claudio Torelli; o vice-presidente de Inspeções, Andre Hernandes; o vice-presidente de ESG, Alexandre Xavier; o vice-presidente de Telecomunicações, Fabio Jacon e o conselheiro, Antonio Carlos Caio da Silva.
Fonte: Assessoria de imprensa da Abrac – 21/3/2024