Com greve nas universidades federais, Lula diz que haverá nova proposta: ‘Vamos fazer acordo’
Professores e servidores estão parados por reajuste salarial; segundo o presidente, Ministério da Gestão vai fazer nova proposta
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que não lhe “encanta” ver as greves de professores das universidades federais e disse que o ministro da Educação, Camilo Santana (PT), “quer a negociação o mais rápido possível”. Os servidores técnico-administrativos da instituição também estão de braços cruzados em reivindicação por reajuste salarial.
As declarações ocorreram em entrevista no programa Bom Dia, Presidente, da EBC, junto aos ministros Rui Costa (Casa Civil) e Paulo Pimenta (Secom), na manhã desta terça-feira, 7.
Segundo Lula, a ministra da Gestão, Esther Dweck, também coordena as conversas com a categoria e “está querendo negociar”. Ele disse ter ouvido da ministra que a pasta elaboraria uma proposta aos sindicatos nesta terça. A paralisação das categorias teve início em abril.
“Vamos fazer um acordo”, disse o petista, que destacou a restrição orçamentária do governo. “Não me encanta ver parte da educação em greve. Tenho de inaugurar muitas escolas técnicas, visitar universidades, e quero que os professores e funcionários estejam tranquilos”.
O presidente relembrou ter sido líder de greves no passado e disse ser favorável à estratégia, mas pregou o máximo possível de negociações.
“Negociação é sempre assim: eu pedia 10, e me ofereciam 2, e eu não queria. Mas entre 10 e 2, tem 3, tem 4, 5, 6. É sempre possível encontrar um número que você possa, se não satisfazer 100% das pessoas, mas atender.”
Crédito: Victor Ohana e Sofia Aguiar / Broadcast – O Estado de São Paulo – @ disponível na internet 8/5/2024
É bonito ver alguns aqui sendo advogado do governo e justificando o arrocho salarial, e é inusitado ver outros que separa administrações por paixão politico-ideologico e criticar administrações de fora da sua paixão política
O servidor tem que entender que o presidente pegou o país na pindaíba. Sou funcionário da UFRJ, já passamos por várias situações salariais, como os 8 anos sem reajuste com FHC, os 2 anos do Temer e 4 anos do bozo. Na minha opinião o governo deveria fazer um revogaço dos decretos que prejudicaram os servidores, reestruturar as carreiras dos servidores aí sim poderíamos ter um serviço digno e bem prestado pelo servifor.
O dinheiro que ele liberou para lei Rouanet antederia as reivindicações.
O foco deveria ser saúde, segurança, edução, infraestrutura, Habitação aí ser sobra Cultura porém ele fez ser sobrar educação.
Como sempre, o que deveria importar neste país, é sempre o mais desvalorizado. Falo da educação, que futuro teremos com servidores docentes e técnicos administrativos mendigando por seus direitos. Alunos sofrendo com paralisações e sucateamento das IFE’s. O governo promovendo mais 100 unidades federais de educação, como? Não consegue manter as que já tem. Cada vez pior a situação da educação neste país, triste isso!
Interessante é que sempre na hora de fazer campanha política a educação é a área mais importante para o desenvolvimento país, passada a campanha, sendo eleito, os servidores da educação são deixados de lado, tudo que os servidores estão fazendo é cobrar promessas de campanha e aos servidores que pedem compreensão, que doem os seus salários para tirar o país da “miséria”, outras categorias já se sentaram com o governo e receberam bons reajustes, o que ofereceram para os servidores da educação é ridículo, lamentável.
Temos um dos mais baixos vencimentos do funcionalismo público federal. A defasagem dos salários é só a ponta do iceberg da desvalorização do ensino superior público.
Os servidores técnicos das IFES são sempre os “burros de carga” do Executivo. Tem os piores salários, e são desvalorizados pela mídia, pelo governo e pela casta dos professores. Merecem respeito pois também são trabalhadores, pagam impostos como qualquer cidadão. E quando se aposentam viram “lixo”.
Primeiramente, nós Técnicos Administrativo em Educação somos SERVIDORES PÚBLICOS e não funcionários. Ha uma diferença, enquanto o primeiro é é regido por um regime estatutário, o outro é CLT. Presidente, a fala correta seria os docentes e os Técnicos Administrativo em Educação e não os “docentes e funcionários”.
Segundo, nossa carreira está em declínio. Vocês precisam dar a atenção devida ao problema. Não adianta abrir Institutos Federais sem que os que estão funcionando tenham o mínimo de orçamento, condições e número de servidores para que funcione adequadamente e entregue a qualidade que a sociedade merece. O salário digno que é essencial.
Se for ver um contra cheque de um servidor da UFRJ, salário não existe, só empréstimos, o servidor não consegue se aposentar, devido a perda da metade do salário .
Sos. SOS. É socorro mesmo.
Veja a saga do servidor.
Presidente Collor ficou 02 anos reajuste 00
“””””””””””””””” Itamar “””””””. O2 anos. “””””””””””00
“””””””‘””””””” FHC. “”””””'””””. 08 “”””””””. “””””””‘””00
“”””””””'””””””lula 01″”””””””. 01″”””””. Dobrou Tb
********Lula 01*******03****** ****** 00
*******Lula 02*******04******. *******00
*******Dilma *******06******* *******00
******Itamar *********02 ****** *******00
*****Bolsonaro******04 ******* ******00
****Lula 03 *********01 ******* ******9%
Total 30 anos o servidor sendo enganado.
O servidor na década de 70, entrava com 10 salários mínimos.
Que comentário ridículo. Não entendi nada. Só asterisco. Volta pra escola é aprende a escrever correto.
Uma vergonha este país pois nós estamos sem aumento só enrolação desta Éster
Estão reclamando? Mas vcs não tem o menor salário não, jovens. Os funcionários dos Correios também são funcionários públicos federais e recebem menos que vcs.
O Salário precisa de aumento para eles os profissionais de Libras do meu instinto estão indo embora em busca de melhores condições de trabalho.
Verdade, pois somos uma das únicas categorias que tem que pagar plano de saúde, pois esse auxílio saúde é uma vergonha.E ainda temos o menor salário.
Liberou verba pra outras carreiras do Funcionalismo! Não podemos ficar sem aumento nenhum em 2024. Até porque, eu como funcionário de IFES tenho o Menor Salário do Funcionalismo
Pura verdade mais ós salários dos servidores do judiciário e legislativo são maiores 65do que os do executivo federal eles ainda tem mordomias planos de saúde pagos pelos cofres públicos e nos servidores do executivo federal com salários defasados das universidades federais com salários defasados a anos sem poder de compra anos eu mesmo tenho problemas de saúde grave e salários defasados a anos sem poder de compra 67anos deixei de paga o plano mesmo tendo problemas de saúde grave e salários defasados pois o plano tava levando mais de 68% do meu salário e este desgoverno do pt e cia so sabem roubarem ós cofres públicos juntos com seus familiares e comparsas do pt e cia governo federal do pt botado a força com fraldes nas urnas continuam roubando os cofres públicos juntos com seus familiares e comparsas do pt e cia agora reajustes salariais ou aumento diz que não tem dinheiro agora para pagar propinas bilhões para o fundo partidários para eles todos botarem suas contas pessoais dar milhões aos cantores atrizes e o povo brasileiro sempre pagando as contas das roubalheiras votos falcutativo já não queremos da procuração para eles todos nós roubarem todos os anos de eleições fora ratos e ratas abutres ladrões dos cofres públicos mafiosos estão brigando so para depois se juntam para todos roubarem ós cofres públicos juntos com seus familiares e comparsas do dos partidos digo quadrilhas facções
Tudo sobre neste país só o nosso salário que desce por essa infração enganosa desde governo parece um caixeiro viajante lembra
Restruturação dos cargos técnicos já ✓
E/DC/AB✓
É pedir muito???
Precisamos comer, comprar medicamentos, pagar Plano de saúde, pagar aluguel, nos locomover, e pra tudo isso, precisamos de salários dignos!!