MGI faz nova proposta para os servidores do PGPE e correlatos, PST e seguridade social

1
299
Foto: Marcelo Andreguetti/IF

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Relações do Trabalho (SRT), oficializou na tarde de ontem (28) as propostas de reajuste salarial para os servidores do PGPE e correlatos, PST e seguridade social. Depois de muita negociação, o governo está oferecendo um percentual de reajuste de 9% para janeiro de 2025 e 5% para maio de  2026.

As últimas propostas apresentadas pelo MGI, em reuniões realizadas no último dia 21 de maio, correspondiam a um reajuste de 9%, em 2025, e 3,5%, em 2026, para todos os níveis de escolaridade. Após ampla intervenção das entidades representativas dos servidores, o governo se comprometeu a avaliar a possibilidade de alterar o índice previsto para 2026, com o propósito de aproximar a proposta do PGPE, PST e correlatos ao que está sendo negociado com os trabalhadores da educação. E assim foi feito. 

Para os níveis superior e intermediário, além dos percentuais de reajuste, em 2026 está previsto um aumento nos steps de progressão e promoção funcional:

– Nível Superior (NS) – aumento nos padrões de 2,8% para 3% e nas classes de 3% para 4%
– Nível Intermediário (NI) – aumento nos padrões de 1% para 1,25% e nas classes de 1,5% para 2%

No momento, o DIEESE está preparando um estudo técnico detalhado das novas tabelas salariais encaminhadas pelo MGI, o que deverá amparar as discussões com a categoria. As propostas e o estudo técnico serão inicialmente avaliados no Conselho Deliberativo das Entidades filiadas à Condsef/Fenadsef na sexta-feira (31). Na próxima semana os sindicatos realizarão assembleias para discutir e deliberar sobre o tema. 

Confira a íntegra das propostas aqui:

PGPE e Correlatos – Proposta de reajuste remuneratório

PST e Seguridade Social – Proposta de reajuste remuneratório

Condsef/Fenadsef – 4/6/2024

1 Comentário

  1. Um embrulho,quando se trata de cumprir a constituição,eles nunca resolvem nada,não tem dinheiro pra nada,,o tesouro tá sempre com os cofres raspados,só não pra emendas parlamentares,só não pra patrocinar político p desfilar em escola de samba,agor,vão gastar mais de 80 bilhões pra reconstruir Porto Alegre,admi istracoes pífias,economistas que se diplomatas em algum botequim da baixada fluminense,manipulam a inflação,desgraça a vida do povo,criam o caos e perto das eleições,apresentam sugestões,deveria aparecer um vírus pra tirar 10 deles fpor dia do planeta,o universo se sentiria aliviado.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!