Ajuste técnico foi aprovado em caráter excepcional e visa ao equilíbrio da carteira dos planos individuais/familiares
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) esclarece que a transferência de beneficiários da Unimed-Rio (registro ANS 393321) para a Unimed Ferj (registro ANS 312363), assinada em 5/3/2024 por meio de Termo de Compromisso estabelecido entre as duas operadoras, os ministérios públicos Federal e Estadual do Rio de Janeiro, a Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro e a Diretoria Colegiada da reguladora, contou com o estabelecimento de um ajuste técnico-atuarial das mensalidades dos planos individuais/familiares.
O ajuste de 21,1% – limitado ao percentual máximo de 20% no ano – foi autorizado a partir de maio, para coincidir com o período de vigência do reajuste anual, para todos os contratos de planos individuais/familiares transferidos. Trata-se de uma medida extraordinária e estritamente baseada no Termo de Compromisso firmado, na tentativa de reduzir os efeitos de desequilíbrio da carteira da Unimed-Rio assumida pela Unimed Ferj. A operadora se comprometeu a informar aos seus beneficiários sobre a cobrança com os devidos esclarecimentos.
O percentual, a forma e o período de aplicação do ajuste técnico-atuarial foram aprovados pela Diretoria Colegiada da ANS em 8/04/2024, ressaltando que o reajuste anual autorizado pela ANS teria que estar contemplado nesse ajuste, limitado ao percentual máximo de 20% no ano (reajuste anual + ajuste técnico-atuarial). Assim, ficou decidido que o percentual de ajuste atuarial que excedesse 20%, incluído nesse limite o reajuste autorizado pela ANS para os planos individuais/familiares, deveria ser diferido pelos exercícios subsequentes, de forma que não fosse ultrapassado o limite de 20% ao ano.
Portabilidade de carências
A ANS destaca que os beneficiários que não desejarem permanecer na Unimed Ferj, por qualquer motivo, têm direito a realizar a portabilidade de carências, devendo apenas cumprir os requisitos dispostos na Resolução Normativa 438/2018. A Agência disponibiliza, de forma didática e acessível, uma cartilha sobre o tema. Clique aqui para acessá-la.
No Guia ANS de Planos de Saúde, o beneficiário pode pesquisar opções de planos de saúde para realizar a portabilidade de carências.
ANS 3/7/2024
Estamos no Brasil, que protege quem e mais forte. E um roubo este reajuste sem contar os 3 meses sem atendimento e que a ANS, não fez nada, e não adianta reclamar, porque deixaram bem claro que não e problema deles.
Nos é quem pagamos a má gestão.
Nem ANS nos protege.
Assim é facil.
Até agora não consigo falar com ninguém da Unimed, são umas gravações que vc fica o dia todo esperando, quando atende não resolve nada,passa pra outro e continua as gravações. Horrível, nunca tive problemas com a unimed rio.
Só justiça, advogados pra resolver, e teria que muitos beneficiários entrar com ação judicial.
Absurdo dos absurdos. Não consideram os praticamente 3 meses que ficamos sem assistência tendo que pagar consulta /exames particulares. Então entrou caixa(pagamento dos boletos das mensalidade) de 90 dias e agora nos aplicam direto esse aumento sem nenhuma compensação. É a famosa ANS não sabia não viu isso???
Até agora tenho notado dificuldade em tudo na Unimed rfrj
Ninguém consegue falar com ninguém da Unimed, telefone é figura decorstiva6.
Absurdo foi o reajuste de quase 50% para quem é da administradora Qualivida. Reajuste abusivo !
Eu também achei abusivo esse reajuste todo. Pago sempre em dia e, precisei que a Unimed – Ferj autorizasse uma guia de ressonância dos joelhos e, até hoje ela não se manifestou. Quem vai me defender?????!!
Eu fiquei sem atendimento desde fevereiro e retornou agora nem junho mas até hoje Inda não está normal.o atendimento exames simples me foi negado e ninguém resolve nada pra gente
No contrato que eu fiz com a unimed rio, o aumento do sera aplicado.noes do aniversario do mes da assinatura do contrato
O aumento e de acordo com o indice divulgado pelo governo.federal
Gente, eu não quero saber de texto da ANS, quero saber qual a ação efetiva e jurídica da ASMETRO para esse ajuste abusivo do plano de saúde Unimed-Ferj de 27%!!!!!!