Acreditação e Capacitação no Norte e Nordeste: O Papel Estratégico do PRODIQ do Inmetro

0
184
@reprodução Inmetro

AVANTE CGCRE – Parte 14

“PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA INFRAESTRUTURA DA QUALIDADE (PRODIQ), DO INMETRO”

Diante da missão de viabilizar soluções de Infraestrutura da Qualidade que adicionem Confiança, Qualidade e Competitividade aos produtos e serviços disponibilizados pelas organizações brasileiras, em prol da prosperidade econômica e do bem-estar da nossa sociedade, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) instituiu por meio da Portaria Inmetro nº 390, de 31 de agosto de 2023 o Programa Regional de Desenvolvimento da Infraestrutura da Qualidade (ProdIQ), que tem como principal objetivo fomentar a acreditação de laboratórios e a formação de profissionais nas áreas de Metrologia e Qualidade, nas regiões Norte e Nordeste do país. Trata-se de um projeto estratégico, que tem grande potencial de geração de riqueza e de bem-estar para estas regiões brasileiras, melhorando a qualidade de vida e fortalecendo a economia regional.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Universidade Estadual do Piauí (UESPI) e o Instituto Tecnológico e de Pesquisa do Estado de Sergipe (ITPS) foram as primeiras instituições que decidiram participar do mesmo.

Em outubro de 2023 foi ofertado pelo Inmetro através da sua Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci) um programa de capacitação profissional referente à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, na modalidade de ensino à distância (EAD), para integrantes dos laboratórios das instituições envolvidas. Até o presente momento 20 (vinte) profissionais receberam aprovação no curso, que além de compreensão dos requisitos gerais de competência para laboratórios de calibração e de ensaios, forneceu conhecimento da importância da ciência das medições para a indústria, comércio, relações de consumo e progresso tecnológico. A expectativa é continuar a capacitar novos profissionais no semestre vigente.

Conforme o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Inmetro e a UEA, a Cgcre realizou a avaliação do Laboratório de Ensaios de Produtos (LabEP) da UEA, primeira instituição a formalizar a adesão ao Programa e a solicitar formalmente a acreditação. Foram concluídas as etapas iniciais do processo de acreditação pertinente aos ensaios térmicos e mecânicos em atendimento à norma ABNT NBR ISO/IEC 17025, para o produto “Isqueiro”.

Em março de 2024 foi criado um grupo de trabalho (GT) com integrantes do Laboratório Central de Análises Químicas da Universidade e da Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre) do Inmetro. Este laboratório realiza ensaios químico se biológicos, em instalações permanente e móvel, para os produtos “Água Bruta/Água Residual”, e está com o seu sistema de gestão em fase de implementação, seguindo o previsto no Plano de Trabalho do Acordo. A instalação móvel deste laboratório está a bordo de uma embarcação de pesquisa que realiza o monitoramento ambiental das águas de 5 (cinco) bacias fluviais da região Amazônica.

É a Cgcre trabalhando na implementação das ações do ProdIQ e dando o devido suporte às Instituições Públicas envolvidas, de forma a contribuir com os projetos estratégicos do Inmetro.

Mais uma vez o Inmetro vem contribuindo para o desenvolvimento regional e promovendo, não somente avanços na Infraestrutura da Qualidade dos produtos e serviços, mas também estimulando a inovação e o progresso tecnológico em áreas-chave para o crescimento econômico e social das regiões Norte e Nordeste do Brasil.

Elaboração: Equipe Cgcre (julho/2024) – 04/7/2024

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui