Debater a Comunicação Não Violenta no Ambiente de Trabalho foi o tema da live realizada, nessa quinta-feira (25/7), pela Comissão de Ética do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (CE/MGI). O evento é o segundo promovido através da iniciativa “Comissão de Ética em Ação”.
A live foi mediada pela membra titular da Comissão de Ética do MGI, Marcela Coelho Monteiro, e contou com a participação da painelista Cristina Fonseca Mollica, servidora da Defensoria Pública do Distrito Federal e gestora de Políticas Públicas e Gestão Educacional.
Marcela Coelho destacou a importância do tema: “O nosso encontro hoje se propõe a trazer reflexões sobre o uso da comunicação não violenta, um tema que eu particularmente adoro. Além de a habilidade de comunicação ser extremamente valorizada hoje em dia, ela é determinante para uma convivência mais harmônica no ambiente de trabalho, para que as pessoas se sintam mais seguras”, disse.
Cristina Mollica abordou a importância de uma comunicação clara e direta, especialmente, em momentos difíceis e conflituosos. “Quando falamos em comunicação, sempre vem à mente a comunicação interpessoal, na harmonia das relações. Nos momentos difíceis, precisamos ver essas dificuldades como oportunidades de crescimento, de desenvolver criatividade e responsabilidade em equipe. Para isso, precisamos de uma comunicação clara e direta, pensando em soluções pacíficas que considerem interesses, necessidades e sentimentos, especialmente no contexto da administração pública”, afirmou. A servidora é graduada em psicologia, mediadora de conflitos e apoiadora da comunicação não violenta.
Ela também destacou a influência da comunicação na qualidade de vida no trabalho, ressaltando a importância da promoção de saúde, bem-estar, melhoria das relações socioprofissionais, aprimoramento de competências, capacitação, estrutura física, organização do trabalho, valorização e reconhecimento como pilares fundamentais para os órgãos que buscam melhorar a qualidade de vida dos servidores.
Comissão de Ética em ação
A Comissão de Ética do MGI lançou em março deste ano a iniciativa “Comissão de Ética em Ação”. Esta iniciativa não só marca um momento significativo na trajetória ética do MGI, como também representa um compromisso renovado com os valores fundamentais do órgão.
O objetivo da iniciativa é promover a conscientização sobre ética no serviço público, fornecer orientação sobre o tema, implementar práticas e políticas éticas e fomentar um clima de confiança, respeito e responsabilidade mútua entre os servidores públicos.
O MGI reafirma seu compromisso com a ética e a integridade institucional, reforçando a importância de iniciativas como essa, para promover uma cultura de excelência e responsabilidade no serviço público.
A Comissão de Ética está à disposição de todos os servidores do Ministério, pelo e-mail [email protected].
Portal do Servidor / Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos 29/7/2024
assista a partir do 6min