Proposta do governo para Agências Reguladoras: 27% de reajuste

2
34
@reprodução sinagência

O governo federal apresentou nesta quinta-feira (15) uma nova proposta de reajuste para os servidores das agências reguladoras, durante a sexta mesa de negociação com o Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências), entidade que representa os servidores de todas as 11 autarquias.

A nova oferta do governo é de reajuste de 27% para os servidores da carreira e de 15,5% para os que compõem o Plano Especial de Cargos (PECs), em duas parcelas (2025 e 2026). A proposta representa um aumento em relação à última oferta, feita na reunião do dia 29 de julho, que previa reajuste de 23% para os servidores da carreira e de 14,4% para os PECs, também em duas parcelas.

Na reunião desta quinta, realizada na sede do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), o governo também propôs criar um grupo de trabalho para avaliar a pauta não-remuneratória da categoria. Até então, o MGI vinha negando discutir os itens não-remuneratórios, que tratam, entre outros assuntos, sobre a mudança de nomenclatura de cargos e requisito de ensino superior para o ingresso na carreira.

De acordo com o Sinagências, o governo espera receber uma resposta até a próxima terça-feira (20), sob o risco de os servidores das agências ficarem de fora do Projeto de Lei Orçamentária de 2025.

Nos próximos dias, uma assembleia será convocada para deliberação da proposta com a categoria

SINAGÊNCIAS 16/8/2024

2 Comentários

  1. Olá, Paul!

    Realmente, foi uma decisão surpreendente, e compreendo a perplexidade. A proposta 2, como você bem observou, foi calculada nos mesmos percentuais que o governo está oferecendo às agências, o que gerou expectativas diferentes. Acredito que a sabedoria da decisão reflete uma escolha ponderada, considerando todos os desafios e pressões envolvidas.

    Agradeço suas palavras e, assim como você, espero que possamos continuar buscando melhorias para a nossa categoria. A união e o debate são fundamentais para alcançarmos nossos objetivos.

    Por fim , a boa articulação de Tatiana Clara durante esse processo também foi notável, o que a torna, sem dúvida, uma excelente opção para ser a próxima presidenta do sindicato.

    Parabéns pela análise precisa da situação!

  2. Bom Dia!! Eu acompanhei a assembleia do Asmetro-SI e, essa foi a primeira vez em que vi as pessoas votando em uma proposta pra receber uma reposição menor. Talvez isso tenha acontecido devido às ” afirmações ” proferidas por alguém de que se a proposta 1 não fosse aceita a categoria não “receberia nada” de reajuste, além de querer incitar a categoria a entrar em estado de greve durante as negociações.

    Tai a resposta.. O governo passou a proposta das agências de 23 pra 27%. Logo, considerando que a Sra. Tatiana Claro soube se posicionar muito bem em defender a proposta que pleiteia um reajuste menor, nada mais certo do que ela usar toda a sua influência política e técnica em Brasília pra buscar a melhoria salarial da categoria.

    Parabéns a todos pela sábia decisão”.
    .

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Por favor, insira seu comentário!
Por favor, digite seu nome!