- Inmetro: Audiência com o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin
- DERET/SGPRT/MPDG: Comunicado às entidades sindicais representativas dos servidores e servidoras do serviço público federal
- Proposta de reajuste salarial C&T
- Fiocruz: Assembleia rejeita novamente proposta do MGI e aponta contraproposta a ser apresentada
- Servidores de agências reguladoras votam nesta terça-feira última proposta de reajuste oferecida pelo governo
Inmetro: Audiência com o Vice-Presidente da República e Ministro do MDIC, Geraldo Alckmin
Pauta: Reajuste salarial dos servidores do Inmetro.
Data: 20 de agosto de 2024 (terça-feira) – Horário: 09h
Local: Gabinete da Vice-Presidência – Palácio do Planalto, Anexo II, Ala B, térreo
Participantes:
– Márcio André Oliviera Brito, Presidente do INMETRO
– Sérgio Ballerini, Presidente do Asmetro-SI
– Alicia Daiana Oliveira Bentes, Gerente de Projetos da Presidência do Inmetro
– Marcos Andre Borges, servidor do Inmetro
– Andrea Macera, Secretária de Competitividade e Política Regulatória do MDIC
INMETRO 20/8/2024
Comunicado às entidades sindicais representativas dos servidores e servidoras do serviço público federal
Proposta de reajuste salarial C&T
Confira abaixo a proposta de reestruturação das carreiras da Ciência e Tecnologia
Convocação de Assembleia Geral Extraordinária para deliberação sobre a proposta de reajuste salarial das carreiras de C&T apresentada pelo governo para 2025 e 2026 -Dia 21/8/2024
Convocacao_Assembleia_2a_deliberacao
ASCT 20/8/2024
Fiocruz: Assembleia rejeita novamente proposta do MGI e aponta contraproposta a ser apresentada
Em Assembleia Extraordinária Híbrida realizada na tarde desta segunda-feira (19), no Auditório de Bio-Manguinhos, os trabalhadores e trabalhadoras da Fiocruz rejeitaram a proposta apresentada pelo MGI e deliberaram por uma nova contraproposta a ser apresentada na negociação com o governo.
Em votação, 657 pessoas decidiram pela rejeição da proposta atual, enquanto 494 votaram a favor da proposta. 26 pessoas se abstiveram.
A segunda etapa da assembleia consistiu na apresentação de propostas pelos participantes a serem encaminhadas ao governo. Com 402 votos, a proposta com índices de 30% para o nível intermediário (15% em 2025 e 15% em 2026) e de 25% para o nível superior (12,5% para 2025 e 12,5% para 2026), além da não alteração de carreira, e a utilização de 12 e 15 níveis foi a vencedora. Após ser formalmente encaminhada à diretoria da Asfoc, será apresentada ao MGI.
Confira outros detalhes da proposta:
– Implementação do RRA para 2025;
– Paridade para aposentados;
– Linearidade: não cria iniquidades ao longo das carreiras;
– Manutenção da estrutura de carreiras;
– Valores finais mais altos que os oferecidos pelo MGI.
Nesta terça e quarta-feira (20 e 21), a comunidade Fiocruz vai realizar mais uma greve, com o funcionamento apenas dos serviços considerados essenciais. Na própria quarta haverá a realização de uma nova Assembleia, para discutir os rumos do movimento.
ASFOC 20/8/2024
Servidores de agências reguladoras votam nesta terça-feira última proposta de reajuste oferecida pelo governo
O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagências) realiza nesta terça-feira (20), às 13h30, a assembleia que vai definir se os servidores aceitam ou rejeitam a última proposta de reajuste apresentada pelo governo durante a sexta rodada da mesa de negociação com a categoria, realizada em 15 de agosto, no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), em Brasília.
Na reunião, o governo propôs um reajuste de 15,5% para os servidores do Plano Especial de Cargos (PECs) e de 27% para os servidores de carreira, divididos em duas parcelas, aplicadas em 2025 e 2026. Além disso, foi sugerida a criação de um grupo de trabalho para avaliar a pauta não-remuneratória dos servidores – que até então vinha sendo ignorada pelo MGI. A pauta inclui, entre outros pontos, a mudança na nomenclatura dos cargos e o requisito de ensino superior para ingresso na carreira.
De acordo com o Sinagências, a resposta da categoria ao governo deve ser entregue ainda nesta terça-feira, em função do prazo do Executivo para enviar ao Congresso o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025, que se encerra no dia 31 de agosto.
O sindicato está em negociação com o governo desde o final de 2023 e, nesse período, vem promovendo uma série de mobilizações no âmbito da Operação Valoriza Regulação, com o objetivo de pressionar o governo a atender as demandas da categoria, além de sensibilizar a sociedade sobre a situação alarmante das autarquias.
Até o momento, as pautas da Regulação receberam o apoio dos ministros Costa Filho (Portos e Aeroportos), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Juscelino Filho (Comunicações), Waldez Góes (Desenvolvimento Regional), Nísia Trindade (Saúde) e Margareth Menezes (Cultura).
Sinagências 20/8/2024
E qual o impacto da comunicação que o DERET fez ontem a noite às entidades sindicais sobre o final do prazo para as negociações? Haverá uma nova proposta por parte do MGI a ser avaliada ainda essa semana?