O artigo explora os desafios e oportunidades na formação de profissionais de segurança da informação no contexto da evolução da computação em nuvem, impulsionada pelo crescente uso de Inteligência Artificial (IA) generativa.
Os autores destacam a importância de adaptar o currículo de cibersegurança nas universidades para refletir as novas realidades tecnológicas, com ênfase na segurança em sistemas baseados em nuvem.
Além disso, discutem a relevância de modelos de serviço como o Infrastructure as a Service (IaaS), Platform as a Service (PaaS) e Software as a Service (SaaS), ressaltando a necessidade de incorporar essas práticas ao ensino superior para preparar os futuros profissionais de TI.
O diretor de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia, do Inmetro, Luiz Fernando Rust, destaca a importância da atualização curricular: “A adaptação dos currículos às novas realidades tecnológicas é essencial para garantir que os profissionais formados estejam prontos para enfrentar os desafios emergentes na segurança da informação”.
O artigo “Formando Profissionais sob a Perspectiva da Evolução na Adoção de Sistemas em Nuvem” está disponível em: https://journals-sol.sbc.org.br/index.php/comp-br/issue/view/326
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ pesquisadores-do-inmetro-publicam-artigo-na-revista-computacao-brasil-sobre-a-formacao-de-profissionais-em-seguranca-cibernetica @ 23/08/2024
Espero que o computador quântico do brasil ajude
Parabéns Rust e Ewerton