Inmetro recebe visita da presidente do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) da Alemanha

2
503
@reprodução inmetro

Inmetro recebe visita da presidente do Instituto de Metrologia da Alemanha

O Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB) atua em parceria com o Inmetro desde sua fundação em 1973

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) recebeu, nesta segunda-feira (2/9), em Xerém, Rio de Janeiro, a visita da presidente do Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB), da Alemanha, Dra. Cornelia Helga Irene Denz.

A visita marca os 50 anos de parceria entre os dois institutos de metrologia. O PTB é parceiro mais longevo do Inmetro desde o primeiro ano de criação do instituto no Brasil, em 1973.

Ao participar da abertura do workshop “Diálogos Temáticos para a Neoindustrialização”, promovido pela Diretoria de Metrologia Científica e Tecnológica (Dimci), do Inmetro, a Dra. Cornélia Denz fez uma apresentação sobre os centros metrológicos e departamentos do PTB e falou dos projetos desenvolvidos pelo instituto Alemão. Assim como dos planejamentos de transição para a metrologia do amanhã, por meio da Indústria 4.0.

O presidente do Inmetro, Márcio André Brito, agradeceu a presidente do PTB alemão pela parceria ao longo dos 50 anos de existência e pela visita às estruturas do Inmetro.

“É um prazer enorme receber a representante máxima do PTB, no Inmetro, uma instituição parceira desde os nossos primeiros momentos e que colaborou de forma crucial para criação do campus de laboratórios em Xerém-RJ. Bem como para a capacitação dos nossos primeiros metrologistas, implementando assim a infraestrutura da qualidade no Brasil”, disse Brito.

banner_visitaptb_capa.png

Cerimônia e homenagens

Servidores aposentados, do Inmetro, que foram os pioneiros do Instituto, e participaram das primeiras capacitações realizadas pelo PTB há 50 anos foram homenageados. Entre eles estavam presentes: José Joaquim Vinge, Maria Manuela Mota dos Santos e Cesar Luiz Leal.

.

A Dra. Cornélia Denz recebeu das mãos do presidente do Inmetro, Sr. Márcio André Brito, uma placa de agradecimentos pela parceria e reconhecimento pelo papel fundamental ao longo desses anos.

Por sua vez, a presidente do PTB entregou um globo personalizado do instituto da Alemanha ao Inmetro.
“Estou levando boas experiências do Brasil, o entusiasmo com a metrologia observada no Inmetro, é um sentimento que precisamos transmitir para a próxima geração, por meio de importantes cooperações técnicas”, destacou Dra. Denz.

Do mesmo modo, o presidente do Inmetro, Sr. André Brito, ressaltou:

“O PTB sempre representou uma grande autoridade para o Inmetro, é um parceiro expoente que esperamos ter por mais 50 anos, e depois mais 50 anos. O Inmetro ainda dará grandes entregas ao Brasil por meio dessa cooperação técnica.

Trabalho pioneiro

Sobre os servidores aposentados, Dra. Cornélia Denz disse ter respeito e admiração por todos eles.“Tem uma digital dessa turma, espalhada pela metrologia em todo o país. É muito importante reconhecer o trabalho pioneiro de cada um dos senhores. O conhecimento foi transmitido até aqui, e esse legado vai continuar, para que a próxima geração possa representar a missão do Inmetro”, completou Sr. Brito.

O coordenador–geral de Articulação Internacional do Inmetro, Jorge Antonio da Paz Cruz, em suas palavras, ressaltou a importância da cooperação técnica entre os Institutos ao longo das últimas cinco décadas.

“Essa cooperação tem sido marcada por confiança, inovação e compromisso inabalável com a excelência. Reforçamos nosso desejo de continuar crescendo e prosperando lado a lado”, disse Cruz.

Ao final da visita, a presidente do PTB conheceu os laboratórios do Inmetro, que recentemente foram comtemplados pela parceria com o PTB. Dra. Cornélia Denz também participou de reunião com a direção do instituto. Na pauta, as novas parcerias com o instituto alemão.

Sobre o Physikalisch-Technische Bundesanstalt (PTB)

O PTB é o Instituto Nacional de Metrologia da Alemanha, que se destaca como uma das principais instituições de pesquisa e de Desenvolvimento científico do mundo. Fundado em 1887, o PTB desempenha um papel Crucial na garantia da precisão e confiabilidade das medições realizadas na Alemanha, bem como no avanço da ciência da metrologia em todo o mundo.
Localizado em Braunschweig e em Berlim, o PTB tem como missão fundamental estabelecer e manter as unidades de medida do sistema internacional (SI) de forma precisa e consistente. O instituto é responsável pela calibração de instrumentos de medição utilizados em uma ampla variedade de campos, incluindo física, química, engenharia, medicina e tecnologia da informação

.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-recebe-visita-da-presidente-do-instituto-de-metrologia-da-alemanha 4/9/2024

2 COMENTÁRIOS

  1. O Cesar foi, durante muito tempo, uma das rdferências para mim na metrologia legal. Tirei muitas dúvidas metrológicas com ele. Eu também fui muito beneficiado com o treinamento que tive no PTB. É um grande aprendizado. E recebi muita ajuda do PTB para a implantação do laboratório na metrologia legal.

  2. Bom dia, no evento comentamos sobre alguns colegas/especialistas do PTB que foram muito importantes na nossa capacitação. Foi lembrado, entre outros, o nome do Sr. Hartmut Apel, que foi muito atencioso conosco, inclusive em assuntos diversos de nossa estadia na Alemanha. Eu particularmente mencionei o nome do Sr. Manfred Kochsiek, chefe do laboratório de massa e Vice-presidente do PTB e também da OIML, que em diversas vezes esteve no Brasil tratando das cooperações internacionais com a Alemanha. Mencionei o Dr. Cartaxo Reis do Instituto Português da Qualidade IPQ, especialista em metrologia legal, que atuou nos projetos e cooperações internacionais da OIML e PTB nos paises da Africa e em especial no Brasil.
    Gostaria de corrigir um lapso no cerimonia que foi não mencionar o nome do Dr. Armênio Lobo da Cunha Filho, pelo que ele representou na construção do campos do Inmetro em Xerém, bem como na capacitação de recursos humanos, tendo como exemplo os cursos de pós-graduação Criptônio na Coppe/UFRJ e os estágios nos laboratórios do PTB que em determinado período tinha mais de 20 bolsistas. Agradeço pelo meu desenvolvimento junto ao PTB e em especial a minha esposa Alaides e filhos pelo sacrifício que fizeram a época vivendo na Alemanha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui