Início Destaques Greve do INSS: Governo se reúne com entidades de servidores e apresenta...

Greve do INSS: Governo se reúne com entidades de servidores e apresenta proposta de anexo ao acordo

16
6529
Entidades sindicais apresentaram a reivindicação dos servidores para incluir temas no acordo da greve — Foto: Reprodução/INSS

Greve do INSS: ministro da Previdência Social e presidente do órgão recebem entidades que representam servidores

Entidades sindicais apresentaram, nesta quarta-feira (dia 11), as reivindicações dos servidores para o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, e o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto.

A garantia de não punição aos trabalhadores que aderiram à greve e a restituição imediata dos valores descontados em folha são alguns dos pontos abordados no documento.

A primeira reunião foi com a Federação Nacional de Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), que apresentou temas já discutidos pelas demais entidades sindicais.

 

Na próxima sexta-feira (dia 13), o INSS deverá apresentar o documento ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para garantir a devolução dos dias descontados devido à paralisação já na próxima folha de pagamento.

Acordo firmado

No documento, uma das questões negociadas foi a isenção de punição aos trabalhadores que aderiram à paralisação.

“O período de greve será contabilizado como tempo de serviço efetivo para todos os fins, incluindo aposentadoria e progressões funcionais, condicionado à pactuação do Termo de Acordo de Compensação”, informou o INSS.

Outro ponto acordado foi a garantia de que não haverá impacto financeiro na Gratificação de Desempenho de Atividade do Seguro Social (GDASS), recompensa dada aos servidores em função do seu desempenho no cumprimento de metas e atividades.

Além disso, será retirada a ação judicial movida contra as entidades sindicais que assinarem o acordo.

Suspensão do registro de faltas

Na última segunda-feira (dia 9), o presidente do INSS revogou o ofício que determinava o registro das faltas dos servidores em greve como “falta injustificada” a partir de 28 de agosto. A medida foi revertida após pressão da categoria, que ocupou a direção central da autarquia, em Brasília, exigindo a revogação do documento.

A greve dos servidores do INSS se estende desde o início de julho, com pautas que incluem melhores condições de trabalho, reajuste salarial e revisão de metas e prazos para análise de benefícios. A paralisação tem gerado filas e atrasos na concessão de aposentadorias, pensões e outros benefícios, impactando diretamente milhões de brasileiros que dependem do INSS para sobreviver.

Crédito: Marcos Furtado /EXTRA – @ disponível na internet 13/9/2024


Governo apresenta proposta de anexo do Acordo de Greve a servidores do INSS

Construído com participação de representantes da categoria, presidente do INSS, ministro Carlos Lupi, e apoio da deputada Erika Kokay, anexo do Acordo de Greve será submetido a assembleias. Quem decide é a maioria   
 

A Condsef/Fenadsef recebeu nessa quarta-feira, 11, proposta do governo de anexo do Acordo de Greve apresentado a servidores do INSS. A proposta será submetida a assembleias. A resposta ao governo será dada até sexta, 13. 

Construído com participação de representantes da categoria, presidente do INSS, ministro Carlos Lupi, e apoio da deputada Erika Kokay, anexo do Acordo de Greve será submetido a assembleias. Quem decide é a maioria.

O movimento representa um esfoço concentrado em busca de consenso que possa por fim aos conflitos que ainda mantém servidores do INSS em greve em todo o Brasil, mesmo depois que o governo firmou acordo com assinatura da CNTSS. Servidores da base da Condsef/Fenadsef e Fenasps não autorizaram a assinatura do termo e definiram por permanecer em greve.

>> Anexo do Acordo de Greve  inss-anexo-acordo-greve-n-37-2024-670

Condsef/Fenadsef 13/9/2024

16 COMENTÁRIOS

  1. Políticos não dependem da Previdência, suas ganâncias explica os descasos com o INSS. O governo anterior cometeu genocídio aos previdenciários, o atual governo que se diz popular, repete o crime, pior aumenta ainda mais a tortura aos previdenciários. Prá piorar, a maioria dos servidores deste órgão, são piores que nazistas. Pode não ser nesta vida, estes servidores do demo receberão o troco.

  2. Ainda vem um infeliz dizendo que nosso presidente está arrumando só se for um novo rombo na previdência com nossos ministros competente e o STF sempre do nosso lado triste o rumo do nosso país estou aguardando um ano resgate de um auxílio doença sem resposta triste para quem está com a geladeira cheia é fácil parabenizar os nossos políticos simples assim

  3. vão me desculpar pra mim são um bando de vagabundos ganham bem não fazem nada tudo folgado e mau educado so fazem isso pq são concursados e tem estabilidade se fosse CLT queria ver se faziam isso

  4. Fernanda ×××173×××00. Estou passando nessecidade. Desde junho s pagamentos por falta de atendente. Sempre peguei..agora pra receber essa pouca .vergonha..

  5. O que mais me revolta é saber que o asmodeu Bolsonaro é seu bate pau Paulo Guedes passou quatro anos cuspindo nos servidores do INSS e não fizeram greve.

  6. Boa noite, plataforma: É lamentável que em plena evolução planetária e com tecnologia quântica, o INSS continua com computadores obsoletos. Ao longo de muitos anos o INSS continua sendo protegido pelo o Legislativo e o Guardião da Constituição Federal reduzindo os valores dos benefícios e ainda a Instituição Previdenciária acha pouco. Tenho certeza que para resolver todos os problemas é aplicar a Lei GESARA, até porque o Brasil já assinou com o PIX, na frente dos outros Países. O povo brasileiro, tem o dever de cobrar dos Governantes o acolhimento da Lei global “GESARA”, até porque os ativos já foram repassado para o Banco Central do Brasil. Excelentíssimo Sr.Presidente, aplique em todos os seguimentos Institucionais a tecnologia “quântica” em especial no INSS com os princípios da LEI GESARA, esta é a solução, não nos engane, muitas pessoas já estão “DESPERTOS” o Universo está em transição planetária e já estamos na 5 (quinta) dimensão e vocês estão agindo com 3 (terceira) dimensão. isto é uma vergonha e desumano. Não haja como a maioria dos Governantes que são Repitelianos, nos somos Criaturas Divinas, não pratique mais Massacre, distribua ao povo os Ativos do Brasil que o Estado profundo da cabala tomou ao longo de muitos anos, esta é a ERA DIVINA da “Ajuda Humanitária Global” e Será imprescindível a vitória Divina, Gratidão.

  7. Que tristeza 3 .6 2024. Fis o pedido no INSS pra vazer a contaje de ponto eu tem mais de 16 anos contribuição e 15 anos na agricultura 5 9 completei 6.2 anos e até agora não tive uma resposta do INSS e vergonhoso uma idosa esperando uma resposta do INSS pra da entrada na minha aposentadoria o Brasil e vergonhoso sempre paguei 2 salário e agora fase a simulação da aposentadoria da um salário mínimo, pórisu estou encuindo o tempo rural pra apozentar com pelomesnos com dois mil reis que horror!

  8. Pessoal eu sou servidor no órgão e nunca atendi ninguém mal, e conheço muito colega que só vive pra trabalhar e atender o cidadão e que nunca fez greve, e espero nunca ter prejudicado ninguém, por que eu acredito no “aqui se faz aqui se paga”, porém assim como todo trabalhador percebemos as coisas aumentando de preço de 6 anos pra cá ( sim nosso salário é o mesmo há 6 anos) os governos não investem na previdência, porque querem acabar com ela e passar tudo pra mão dos bancos privados, nós trabalhamos com computadores velhos (muitos remontados com peças de outros computadores), nas agências não tem água filtrada(se a gente quiser a gente compra o filtro e coloca), nem geladeira pra guardar a comida, nem sala de descanso do almoço, algumas fazem calor pois os ar condicionados estão muito velhos e não funcionam, os sistemas que trabalhamos caem todos os dias praticamente ou ficam extremamente lentos (sim, a gente tem sistema do início década de 90) a internet em muitas agências é péssima, alguns dos servidores são idosos e tem problemas de saúde e tbm dependem do SUS, pois não conseguem pagar um plano de saúde simples. Portanto, eis o porquê de tanta greve. Entra governo e sai governo e o INSS, os servidores e povo sofre, porque ninguém tá bem aí, afinal tem q sobrar dinheiro para o bolso deles. Q parece q é a única coisa q importa nesse país DINHEIRO.

  9. Sinceramente os servidores do inss só estão pensando neles próprios ,até por que o trabalho desses servidores sempre foi péssimo,.em sim inss e servidores fazem um papel terrível nesse órgão,.
    Cada dia agente cidadão tem mais certeza disso.

  10. É desumano tratar os segurados do inss assim ,como acreditar em democracia em um país que não respeita e nem dá condições de cidadania ao seu povo mais pobre !!!estou indignado com esse governo !!!!

    • Você com certeza esteve satisfeito com os governos anteriores. Taí o resultado. Lembrando que o Congresso Nacional, atualmente formado com maioria de extrema direita, é que está pressionando para o arrocho previdenciário para os segurados, além da minimização da instituição previdenciária para os servidores da Previdência. Quem é servidor e/ou segurado precisam ter consciência de classe é por isto.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui