MGI confirma Inclusão de Aposentados, Pensionistas e reenquadramento do PEC no termo de acordo 29/24 após diálogo com Sinagências”

33
14569
Imagem: Pixabay / InfoMoney

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) respondeu ao ofício enviado pelo Sinagências em agosto, no qual o sindicato apontou algumas omissões no Termo de Acordo nº 29/2024 (Mesa de Negociação).

O objetivo do Sinagências era garantir a inclusão de aposentados, pensionistas e servidores do Plano Especial de Cargos (PEC) nas mesmas condições dos servidores ativos, além de ajustar o reenquadramento dos servidores do PEC com a criação de dois novos níveis na carreira.

No documento enviado no final de agosto, o sindicato destacou que, durante as negociações, havia sido discutida a extensão dos benefícios aos aposentados e pensionistas, mas esse ponto não foi incorporado ao acordo final.

Diante disso, o Sinagências solicitou a inclusão de uma cláusula aditiva no acordo, garantindo que os servidores aposentados, pensionistas e aqueles que vierem a se aposentar fossem contemplados nos mesmos termos que os servidores ativos.

Além disso, o sindicato pediu uma definição mais clara para o reenquadramento de servidores do PEC, sugerindo um ajuste de dois níveis nas tabelas remuneratórias.

Após essas solicitações, o MGI respondeu via ofício, nesta terça-feira (17), afirmando que as cláusulas acordadas no Termo de Acordo nº 29/2024 já contemplam todos os servidores, incluindo ativos, aposentados e pensionistas da Carreira de Regulação e do PEC, conforme solicitado pelo Sinagências.

Sobre o reenquadramento dos servidores do PEC, o MGI confirmou que ele será realizado conforme o pactuado no Termo de Acordo, seguindo as tabelas previstas, o que inclui a criação de dois novos níveis.

A pasta ressaltou o compromisso em manter o diálogo contínuo com a categoria e conduzir as negociações com respeito e boa-fé.

Fonte: Ascom/Sinagências – @ disponível na internet 30/9/2024

33 COMENTÁRIOS

  1. Estou pensando em requerer aposentadoria aos 43 anos de serviço público federal e me entristece perder um boa parte do rendimento onde o vale alimentação e o desconto do IR será uma injustiça pra quem contribuiu a vida inteira e ainda tem que pagar plano de saúde se não quiser morrer numa fila de espera pra fazer um atendimento médico/hospitalar. Depois dos 70 anos não temos muito a esperar/prosperar seria muito justo sair com salário integral mais uma porcentagem pelo tempo de serviço prestado aos cidadãos.

  2. Aposentado ficou sem auxílio alimentação e depois de contribuir 43 anos voltamos a ser descontado 11,90% de contribuição p seguridade social ap eu não consigo acreditar que isso está acontecendo e sindicatos não faz nada.

  3. Meu marido é aposentado e ganha menos de um salário, vivemos de aluguel e nós nem sabíamos sobre esse auxílio alimentação, como saber se ele tem direito?

  4. Os aposentados e pensionistas do governo federal, incluindo os da educação que como eu trabalhei até os 75 anos na Universidade deveriam ter aumento nos seus salários junto com os da ativa. Afinal, continuamos comendo, comprando remédios, etc.

    • Sou aposentado, gostaria de saber por que quando nos aposentados perdemos o vale alimentação será que eles pensam que aposentado não come. Alô sindicato veja isso aí pra nós.

  5. Concordo com tudo isso , parece que a gente se aposenta não come mais , nao tem sonhos a realizar ainda ! O governo esquece o quanto trabalhamos , muitas vezes até sem ter tempo de comer , viver enfim . Acho que merecemos e muito, principalmente quem trabalha na área de saúde,cuidando do outro. Temos que ser valorizado sim !!!

  6. Agradeço todos os esforços do ASMETRO, para incluir os aposentados e pensionistas no acordo com o governo. Pois muito contribuímos para o serviço Público e merecemos respeito.

  7. Olha eu como aposentada e como todos .fico pensando a mesma coisa que os outros.sera que deixamos de comer depois que nos aposentamos.e muito injusto.porque sofremos no nosso bolso ..o vale alimentação ajuda .

  8. Acho justo o aposentado ter o auxílio alimentação. Aposentei com 51 anos de serviços prestados a maior parte no FNDE. Hoje tenho 77 anos e velho TB come. Eu aposentei com 75 anos.

  9. Vocês servidores federais ainda tiveram aumento e nós estaduais que desde 2013 não temos aumento e ainda perdemos todos os benefícios quando aposentamos. Faz 6 anos e estou sem esses benefícios
    E ninguém faz nada. Pagar sindicato pra quê?

  10. BOA TARDE OS APOSENTANDOS E PENSIONISTAS FEDERAIS DEVERIAM TER DIREITO AO AUXÍLIO ALIMENTAÇÃO POIS ELES TAMBÉM COMEM E A GRATIFICAÇÃO GDPST DEVERIA SER O VALOR IGUAL AOS ATIVOS, O GOVERNO DEVERIA OLHAR MAIS PELOS APOSENTANDOS E PENSIONISTAS POIS MEU PAI TRABALHOU 33 ANOS COMO MOTORISTA OFICIAL E MORREU ANTES DE SE APOSENTAR E O SALARIO DA MINHA MÃE ESTÁ DEFASADO DEPOIS DE PASSAR 7 ANOS SEM 1 REAL DE REAJUSTE MUITO TRISTE AGORA LULA FAZER O QUE ESTÁ FAZENDO COM ELES

    • Eu nunca entendi do porque tirar o vale alimentação do aposentado. Continuamos vivos precisando de se alimentar como qualquer pessoa/servidor publico. Será que a minha fome passou depois que me aposentei ?

      • Boa tarde.
        No meu entendimento diria que tem suas razão.
        Na minha analise tenho uma sugestão de relevante importância para os aposentados.
        Os representantes da Classe encaminhar aos legisladores pedido de Distensão de imposto de Renda aos aposentados que ja contribuiriam durante a vida ativa. Ao se aposentar, é justo e viável ter esse valor para as despesas com doenças e compra medicamentos, ( ha casos em que eses consomem metade de seus vencimentos).
        “Necessário se faz, um (ou) os politicos fazerrem algo em favor dessa causa”

  11. Só tenho 3 anos de aposentada, mas já senti o aperto dessas retiradas de direitos, afinal não parei de me alimentar, não paramos de adoecer, pq plano de saúde não dá p pagar. Trabalhei duro ( enfermagem) durante 42 anos para o povo pq o governo assim o quis. Adicional noturno insalubridade td bem, mas alimentação nunca deve sair. Então é assim? Envelheceu joga no lixo? Respeitem nossa idade, nosso direito de viver, tb ainda temos sonhos, e por q não? Ainda fazemos parte dessa nação. Temos filhos e netos q nos ama e tb dependem muitas vezes de nós.
    Não é desabafo, é reenvidicaçao. Exigimos esse direito do auxílio alimentação.

  12. Sou funcionário do inss, vale refeição, vale transporte, abono permanência, isso você tem que se preparar para se aposentar agora quanto aos aumentos futuros todos aposentados deve ter direito adquirido somos eternos funcionários públicos.

  13. Como sempre quando se fala em aposentados e pensionistas todos os governos culpam os valores gastos com essas categorias com o grande culpado da má administração pública e como sempre somos penalizados pois não querem equiparação com os da ativa.ai são todos os funcionários públicos em geral culpados ,o grande rombo do Brasil é não os maus gestores.e triste entra ano e sai ano é a mesma ladainha.ate parece que ninguém vai ficar velho e quere que os seus direitos sejam mantidos.mas Deus está vendo e qualquer dia ninguém mais vai querer ser funcionário público.exigem demais para fazer parte do quadro e estão dando total instabilidade.a qual também parece que somos culpados,má esquecem que quando a capital do país foi para Brasília o Barnabé, que era o antigo funcionário público,ofereceu de tudo para montar os ministérios e hoje querem tirar tudo,Deus está vendo e vcs podem crer que o mesmo vai acontecer com essas bolsas todas que estão sendo dadas e o castigo é tanto que o pobre está usando o dinheiro para jogar.vai o funcionário público jogar e o seu gestor sabe é motivo de processo administrativo e retirado do funcionário do quadro perdendo todos os seus direitos.deculpe é só um desabafo

  14. Ao se aposentar deixar de ter a insalubridade até concordo. É justo. Mas ter retirado o auxílio alimentação, eu acho uma injustiça. Pois os aposentados continuam se alimentando. Deveria ser revisto está exclusão.

  15. Pensionista federal da FUNASA do Executivo terá direito nessa Carreira de regulação? Gostaria de saber um pouco mais sobre esse acordo e essa matéria por favor

  16. Muito bom estamos com nossos vencimentos tão defasados que dá vontade de trabalhar até os 75 anos, e não gozar de nossa aposentadoria.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui