O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), em parceria com instituições públicas e empresa parceira, foi contemplado em seleção científica focada em inovação na área da saúde pública.
O projeto, classificado em 1º lugar, se destacou pela pontuação máxima em critérios como “Relevância da Inovação”, “Equipe do Projeto” e “Parcerias”.
Pelo Inmetro fazem parte da iniciativa as Divisões de Metrologia Mecânica (Dimec) e de Materiais (Dimat).
Promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), a seleção pública teve como objetivo conceder recursos para pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação em projetos que envolvam risco tecnológico, contribuindo para ampliar o acesso da população à saúde, com alto impacto para o Sistema Único de Saúde (SUS).
O foco está no aproveitamento das potencialidades nacionais e a autonomia tecnológica e produtiva do Complexo Econômico Industrial da Saúde (CEIS).
Entre os avanços esperados está o desenvolvimento de novos produtos personalizados que atenderão às demandas do SUS, proporcionando aos pacientes acesso a soluções inovadoras e de alta qualidade.
Dentre as inovações do projeto, destaca-se a aplicação de aprendizado de máquina para a modelagem digital de materiais e implantes, utilizando imagens médicas.
O projeto também contribuirá para a implantação do Centro de Manufatura Aditiva para a Área da Saúde (CeMAAS), que tem como objetivo posicionar o Brasil como referência em inovação em Manufatura Aditiva.
O CeMAAS preencherá lacunas entre a pesquisa básica e o desenvolvimento de produtos, facilitando a transferência de tecnologia para empresas, especialmente aquelas pertencentes ao Consórcio de Empresas de Inovação e Saúde (CEIS).
Entre as instituições públicas parceiras estão:
- o Instituto Nacional de Tecnologia (INT – coordenador geral);
- o Inmetro (Dimec/Lafor/Lamed e Dimat/Labit);
- o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO);
- o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF);
- o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE) /
- a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ);
- a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio).
Está na parceria, também a empresa CPMH – Comércio e Indústria de Produtos Médico-Hospitalares e Odontológicos LTDA.
Fonte: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/centrais-de-conteudo/noticias/ inmetro-faz-parte-de-projeto-aprovado-em-selecao-publica-para-inovacao-na-area-da-saude 8/10/2024