Para iniciar o processo oficial de registro da Global Accreditation Cooperation (GLOBAC), a ABRAC utilizou sua participação ativa no evento conjunto do International Accreditation Forum (IAF) e da International Laboratory Accreditation Cooperation (ILAC), realizado entre 1 e 10 de outubro de 2024.
Este evento, considerado um dos mais relevantes para o setor de avaliação da conformidade, contou com a presença de figuras importantes, como Andrea Melo, Chefe da Divisão de Desenvolvimento de Programas de Acreditação do Inmetro e Presidente da Comissão Interamericana de Acreditação.
A criação da GLOBAC, uma entidade formada pela fusão do IAF e da ILAC, representa um marco importante na harmonização de padrões de acreditação em nível global.
O objetivo principal dessa fusão é otimizar a consistência das práticas globais e aumentar a confiança entre mercados internacionais, facilitando o comércio e garantindo que produtos e serviços atendam aos mais rigorosos padrões de qualidade e segurança.
A ABRAC, ao participar ativamente de comitês como o Conformity Assessment Body Advisory Committee (CABAC) do IAF e do Stakeholders Forum (SF) do ILAC, desempenhou um papel essencial nas discussões que levaram à criação da GLOBAC.
Representando a Associação Brasileira de Avaliação da Conformidade (Abrac), participaram Kim Rieffel, Vice-Presidente de Telecomunicações, e Israel Teixeira, Vice-Presidente de Laboratórios.
Fonte: Abrac participa da agenda conjunta do IAF e ILAC e celebra a criação da Global Accreditation Cooperation – Assessoria de imprensa da Abrac 17/10/2024
Golasso da ABRAC na participação e criação Global Accreditation Cooperation (GLOBAC) com presença do Inmetro!!! Isso é de extrema importância, pois fomenta cada vez mais a importância na segurança e qualidade, atendendo com excelência os mais altos padrões de segurança em conformidade dos produtos.
Parabéns ABRAC!!!
Mario, precisamos todos, ligados à combalida metrologia, fazer um mutirão, apontando nossos males, necessidades etc., aos decisores deste país, para trazer de fato a resposta que o povo brasileiro precisa, mesmo não sabendo que nós metrologistas de plantão, existimos.
Talvez o destaque esperado, ao menos nos canais que representam o corpo funcional do Inmetro e por consequência as atividades do instituto, fosse o da participação do Inmetro por meio da Cgcre, não de uma parte interessada, representante de clientes que são avaliados sob condições de imparcialmente.