Após o encerramento das Mesas de Negociação Específicas e Temporárias em agosto, o Governo Federal, por meio do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), deu início a uma nova fase de diálogo com as entidades representativas dos servidores públicos.
Nesta semana, foi instalado o primeiro Grupo de Trabalho (GT), fruto das discussões realizadas com os servidores do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE).
Os GTs terão duração variável e serão instalados ao longo do segundo semestre de 2024 e no primeiro trimestre de 2025, de acordo com a disponibilidade das agendas dos participantes.
Com a possibilidade de criação de até 20 GTs, o objetivo é tratar das questões acordadas nas negociações anteriores. Os grupos discutirão temas como planos de capacitação e melhorias nas condições de trabalho.
O secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, enfatizou a importância desse processo:
– O que nós queremos afirmar para a categoria é que tudo aquilo que foi acordado com as entidades sindicais será rigorosamente cumprido.
Este governo, que aposta na democracia e no diálogo, não poderia ter uma atitude diferente.
Primeiro passo: Educação
O primeiro GT, que já começou seus trabalhos, abordará reivindicações específicas da categoria, incluindo o Reconhecimento de Saberes e Competências (RSC) e o Plano de Capacitação dos Institutos Federais de Ensino Superior (IFES).
A composição dos Grupos de Trabalho é similar à das Mesas de Negociação, com representantes de instituições sindicais, órgãos públicos e as Secretarias de Relações do Trabalho (SRT) e de Gestão de Pessoas (SGP) do MGI.
Crédito: Gustavo Silva / EXTRA – @ disponível na internet 18/10/2024