O Outubro Rosa é um importante período para alertar sobre a da prevenção do câncer de mama. Os cães e gatos, assim como os humanos, também são afetados por tumores nas mamas, o que destaca a necessidade dos cuidados voltados para os pets.
De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), a incidência de câncer de mama é de 45% a 50% em cadelas e 20% a 30% em gatas, nos quais aproximadamente 50% dos tumores em cadelas são malignos, e 90% em felinos, com a probabilidade de metástase.
Pensando nisso, a startup baiana Dr. Mep, fundada pela Dra. Ana Gabriela Lima, é veterinária, anestesiologista e pesquisadora do núcleo de oncologia da UFBA, listou três dicas fundamentais para a prevenção do câncer de mama nos animais de estimação.
- Faça a palpação regularmente: Aproveite os momentos de escovação, carinho ou banho para fazer a palpação. Tumores podem surgir em qualquer mama, e a identificação de nódulos firmes, independentemente do tamanho, exige uma avaliação veterinária.
- Castre seu animal ainda jovem: Esse é um método comprovado e eficaz de prevenção do desenvolvimento de doenças uterinas, assim como de tumores mamários.
- Evite os anticoncepcionais: Estudos comprovam a relação direta entre tumores mamários e o uso de contraceptivos em cadelas e gatas. O medicamento, também conhecido como anti cio, contém progesterona e está associado ao aumento do risco de câncer de mama, afetando até 70% das cachorras que usam.
“Fique atento aos sinais e cuide da saúde do seu animal. A prevenção é chave para que os pets tenham uma vida mais longa, saudável e feliz”, finalizou.
Crédito: Natane Ramos / BNEWS – @ disponível na internet 22/10/2024
Para contribuir com o trabalho dos Protetores de animais do campus, doações de medicamentos, caixas de transporte, coleiras, guias, potes etc., são super bem-vindas!
- Participe dos bazares e das rifas e das tarefas de rotina (distribuição de ração, banhos…).
- PIX do Protetores: [email protected]
- Contatos/Informações via whatsapp > 55.21. 98382-7555
- Para saber mais, clique no link abaixo e leia as matérias já publicadas: asmetro.org.br/portalsn/category/protetores-de-animais/
É muito importante estarmos sempre atentos aos nossos Pets em casa e também no Campus. Fazemos sempre um acompanhamento to do estado geral dos protegidos, inclusive nossa Rondinha fez cirurgia para retirada de 2 nódulos e felizmente a biópsia indicou que eram benignos!