“Não vamos tratar adultos como crianças”: Spotify se distancia de outras empresas de tecnologia ao descartar possibilidade de voltar ao escritório
Enquanto muitas empresas como Amazon, Dell, as diversas que Elon Musk possui participação e muitas outras intensificam as suas políticas de regresso ao escritório, outras, como o Spotify, posicionam-se na direção oposta. Esse grupo não vê razão para forçar a volta dos seus funcionários ao modelo presencial se eles não quiserem.
Numa entrevista recente ao portal Raconteur, Katarina Berg, diretora de recursos humanos do Spotify, garantiu que obrigar os seus funcionários a regressar aos escritórios seria “tratá-los como crianças” e confirma o compromisso da empresa com o trabalho remoto. Berg disse compreender o retorno aos escritórios, mas não vê razão para que o Spotify tenha de reverter a política de trabalho remoto que começou em 2021.
“Não se pode gastar tanto tempo contratando adultos e depois tratá-los como crianças – Katarina Berg, diretora de RH do Spotify.
Segundo Katarina Berg, as empresas “estão voltando ao que conhecem. Somos uma empresa que é digital desde o seu nascimento, então por que não deveríamos dar flexibilidade e liberdade ao nosso pessoal? O trabalho não é um lugar onde você chega, é algo que você faz”, disse a chefe do departamento de recursos humanos do serviço de streaming de música, podcast e vídeo.
Se a produtividade não cair, fique em casa
Em vez de articular o regresso ao escritório com a falta de inovação como argumento, começaram a trabalhar com a Escola de Economia de Estocolmo para pesquisar como melhorar esta comunicação interna. “É mais difícil e todos temos dificuldade em colaborar num ambiente virtual. Mas isso significa que começaremos a obrigar as pessoas a irem ao escritório assim que houver tendência para isso?”.
Apesar de adotar o modelo de trabalho remoto, o Spotify mantém os seus escritórios, embora segundo Berg, a empresa esteja a considerar reduzir o seu investimento imobiliário. Os funcionários do Spotify podem ir voluntariamente se assim o desejarem. “As pessoas que trabalham aqui tendem a adorar música. Tentamos encontrar coisas que façam as pessoas quererem ir ao escritório em vez de forçá-las, e uma dessas coisas são salas de audição com música ao vivo”.
O único requisito presencial do Spotify é uma semana por ano, onde pequenas equipes se reúnem pessoalmente para passar algum tempo juntas. “Ao termos uma semana em que pequenas equipes viajam para se reunirem, podemos energizar as pessoas e ainda assim ter um impacto baixo nas alterações climáticas. Tem funcionado muito bem”, afirma Katarina Berg.
Crédito: Viny Mathias / IGN Brasil – @ disponível na internet 23/10/2024