Governo federal deverá editar MP para garantir reajuste dos servidores

7
20348
@no blog da denise do correio braziliense

O Governo Federal deverá aguardar a aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 no Congresso Nacional para, só então, editar uma Medida Provisória para garantir os reajustes acordados com os servidores a partir de janeiro de 2025.

A informação foi repassada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). 

A Condsef/Fenadsef vem insistindo há semanas para que o governo federal edite a MP.

Isso porque a ideia do MGI era encaminhar um Projeto de Lei para aprovação no Congresso. Mas devido às dificuldades em aprovar projetos no Legislativo que beneficiem os trabalhadores brasileiros, a MP se apresentou como a melhor solução em curto prazo de tempo.

Caso a informação seja confirmada, a Medida Provisória passará a vigorar a partir de 01 de janeiro de 2025 e terá validade por 120 dias, tempo suficiente para o governo negociar a sua aprovação no Congresso. 

Os acordos firmados com o governo federal preveem reajustes a partir de janeiro de 2025, mas antes seria preciso a aprovação de um Projeto por parte do Congresso ou a edição da MP.

Com a proximidade do recesso do Legislativo, a categoria está apreensiva. Um ponto que preocupa os servidores do Executivo é o fato de que, se uma proposta for enviada e não aprovada antes de janeiro, a retroatividade dos reajustes não está assegurada. 

Sérgio Ronaldo da Silva -Secretário Geral da Condsef/Fenadsef

“A Medida Provisória é a melhor solução. Ela tem força de lei e possui efeito imediato, garantindo o cumprimento dos acordos. E aí, a partir de fevereiro, março, o Congresso pode aprovar a MP convertendo-a em Lei”, comentou o secretário-geral da Condsef/Fenadsef, Sérgio Ronaldo.

CONDSEF/FENDSEF 17/12/2024

7 COMENTÁRIOS

  1. A lei das diretrizes, tinha que por também!!!!
    Ministros, judiciários , vereadores, senadores e toda cúpula do governo, deixar de ter aumento, aumento só com a inflação, tirar deles mordomias como carro oficial, guardas costas , auxílio moradia, alimentação ( caviar, lagosta, champanhe, bebidas importadas, jantares , almoços , hotéis 10, 20 estrelas, carros oficiais todos importados!!!! SOMOS NÓS QUE PAGAMOS TUDO ISSO E COMEMOS FRANGO!!!!!

  2. O Gov Federal acha que a inflação sobe,pagamos impostos de esgotos Iluminação Pública,IPVA, A revolta e que sempre somos humilhados com salários.
    Para ser um funcionário Público tem que estudar darbo sangue.
    Mas a desvalorização está desmotivando o quadro.
    Um aumento insignificante sempre foi assim.
    Os terceirizados ganham o dobro de quem realmente era para ser valorizados.

  3. Se fosse para aprovar reajuste para os deputados eles já teria votado não tenho dúvidas quando e para votar para fosionario aí faz corpo mole a melhor resposta tem que dá nas urnas em 2026

    • Márcia Greco usando o e-mail de meu filho, com certeza, aprovam os reajustes deles na calada da noite, até na praia como no ano passado. A culpa são desses Nordestinos petistas esfomeados atrás de pão com mortadela enquanto eles comem lagostas, camarões uma mordomia dia infernos. Trabalhei no TJ/Na, estou aposentada cheia de empréstimos devido a falta de reajustes dignos, nos deram foi uma esmola de 4% de duas vezes.
      Cadê nosso PCS, pq o Sindicato está calado, por isso me desfilei, são uns medrosos, ficam de humilhando pedindo em vez de EXIGIR DIREITOS ADQUIRIDOS.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui