Laboratórios do Observatório Nacional conquistam aprovação internacional do Sistema Interamericano de Metrologia
Os Sistemas de Gestão da Qualidade do Laboratório de Gravimetria (LABGRAV), da Coordenação de Geofísica(SGQ/LABGRAV), e do Laboratório de Tempo e Frequência (LPTF), da Divisão de Serviços da Hora Legal Brasileira (SGQ/DISHO), do Observatório Nacional (ON/MCTI) foram aprovados pelo Inter-American Metrology System (SIM), para fins do Acordo de Reconhecimento Mútuo internacional (MRA) de suas atividades de calibração e de ensaio.
Esta aprovação é um marco importante para estes laboratórios pois é condição fundamental para que as Capacidades de Medição e Calibração (CMC) sejam reconhecidas e publicadas no Bureau International des Poids et Mesures (BIPM).
O processo de aprovação foi coordenado pela Força de Trabalho para Sistemas de Gestão da Qualidade do SIM – QSTF (Quality System Task Force) – e faz parte de um processo contínuo de avaliação que ocorre a cada cinco anos. Neste ano de 2024, o LABGRAV conquistou a sua aprovação inicial, enquanto que o LPTF conquistou e celebra 20 anos desde a primeira aprovação do seu sistema, que ocorreu em 2004.
A reunião de avaliação para aprovação foi realizada no dia 18 de novembro, na cidade do Panamá, Panamá, como parte do evento SIM WEEK 2024. No QSTF, os representantes de Institutos Nacionais de Metrologia das Américas e de suas Instituições Designadas apresentam periodicamente, para avaliação, seus Sistemas de Gestão da Qualidade, que dão suporte aos serviços de calibração e ensaio, atendendo aos requisitos do Acordo de Reconhecimento Mútuo (MRA).
A referida reunião faz parte de um programa estruturado no âmbito regional, que objetiva atuar junto àqueles representantes e suas Instituições Designadas, na avaliação dos Sistemas de Gestão da Qualidade.
O LABGRAV e o LPTF são reconhecidos pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – Inmetro (autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços), como Instituições Designadas para atuarem como referência nacional nas respectivas grandezas.
O LABGRAV conquistou a sua aprovação inicial após demonstrar que implementou o Sistema de Gestão da Qualidade nas atividades de calibração e de ensaio segundo os requisitos da norma internacional ISO/IEC 17025:2017 (General Requirements for the Competence of Testing and Calibration Laboratories).
O LPTF teve a sua primeira aprovação pelo QSTF em novembro de 2004, em reunião realizada na Venezuela, e tem sido reavaliado a cada cinco anos, mantendo o seu reconhecimento.
Essa aprovação dos Sistemas de Gestão da Qualidade foi precedida de uma auditoria internacional que teve como base os requisitos da norma internacional ISO/IEC 17025:2017, realizada em junho de 2024 por especialistas de reconhecida competência do Uruguai, da Argentina e da Itália, que avaliaram também o Sistema Integrado de Gestão da Qualidade do Observatório Nacional (SIGQON).
A apresentação dos Sistemas de Gestão da Qualidade para o grupo QSTF foi feita pela Tecnologista da DISHO e Gerente da Qualidade do SIGQON, Hamilce Simas Iozzi Codá Santos.
Os Tecnologistas Daniel da Silva Quaresma (COGEO) e Pedro Senna Rocha (DISHO) também participaram desta apresentação respondendo às questões técnicas feitas pelos membros do QSTF.
“Para o Observatório Nacional ter o reconhecimento no cenário nacional e internacional de que dois de seus laboratórios mantêm um Sistema de Gestão da Qualidade implementado em conformidade com a norma ISO/IEC 17025:2017 e que cumprem com os requisitos do MRA para que as suas Capacidades de Medição e Calibração sejam oficialmente publicadas no BIPM, é motivo de comemoração e de responsabilidade de toda a equipe envolvida, por mais esta conquista no ano de 2024”, afirmou a Tecnologista Hamilce.
Fonte: https://www.gov.br/observatorio/pt-br/assuntos/noticias/laboratorios-do-observatorio-nacional-conquistam-aprovacao-internacional-do-sistema-interamericano-de-metrologia – 27/12/2024