Governança e Sustentabilidade: Inmetro contribui para o desenvolvimento tecnológico da habitação

0
300
@reprodução internet

CGCRE NA VANGUARDA – Parte 2

“INMETRO/CTECH”

No último dia 28 de janeiro, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), através da sua Coordenação-Geral de Acreditação (Cgcre), participou de uma reunião virtual referente à retomada dos trabalhos do Comitê Nacional de Desenvolvimento Tecnológico da Habitação (CTECH), instituído pela Portaria Interministerial nº 05/1998, e reestabelecido pelo Decreto nº 10.325/2020.

Dos 4 (quatro) Grupos de Trabalho (GT) criados, a Cgcre e a Diretoria de Avaliação da Conformidade (Dconf) do Inmetro continuarão a atuar nos 2 (dois) seguintes:

a) GT-SiAC (Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – Resolução nº 02); e

b) GT-SiMaC (Sistema de Qualificação de Empresas de Materiais, Componentes e Sistemas Construtivos – Resolução nº 05).

Quanto ao GT-SiNAT (Sistema Nacional de Avaliação Técnica de Produtos Inovadores e Sistemas Convencionais – Resolução nº 06) e ao GT-Comunicação (Resolução nº 07), apenas acompanharemos os seus desdobramentos.

Os GT em questão são destinados a discutir iniciativas de sustentabilidade no âmbito das políticas, programas e iniciativas da Secretaria Nacional de Habitação (SNH), em consonância com o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

O objetivo principal do CTECH é proporcionar uma maior governança sobre tal contexto, aos grupos e, ao mesmo tempo, apoiar a SNH, que também vem buscando alinhar as suas ações, programas e iniciativas aos preceitos de sustentabilidade.

Para atender ao PBQP-H, atualmente a Cgcre conta com:

a) 26 (vinte e seis) Organismos de Certificação de Sistemas de Gestão da Qualidade de Empresas de Serviços e Obras na Construção Civil (OCO);

b) 7 (sete) Empresas Gestoras Técnicas (EGT); e

c) 100 (cem) laboratórios acreditados para a área da atividade de construção civil, que podem dar o devido apoio às atividades demandadas, que não estão diretamente envolvidos nesse contexto, até porque os critérios para esta qualificação envolvem também laboratórios não acreditados.

Novamente, mais uma participação do Inmetro na implementação de programas estratégicos do Governo Federal. Desta vez, o foco é a busca por soluções para a construção civil e melhoria da produtividade habitacional no País.

Elaboração: Equipe Cgcre (fevereiro/2025) – 15/2/2025

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui