Nova funcionalidade do Sistema de Gestão de Pessoas unifica e digitaliza todo o fluxo de admissão, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse. Inovação já será aplicada aos aprovados no Concurso Público Nacional Unificado (CPNU)
Ogoverno federal disponibiliza uma nova funcionalidade no SOUGOV.BR, plataforma de gestão de pessoas, para simplificar a admissão de novos servidores. A iniciativa surge em atendimento ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), que teve seus resultados finais homologados no último 7 de março. A tecnologia que moderniza e digitaliza o processo admissional dos candidatos aprovados no processo seletivo, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse, é resultado da parceria entre o Serpro e a Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (SGP/MGI).
O perfil dos aprovados do CPNU – pessoas que residem em todos os Estados do Brasil, oriundas de 908 cidades e com um terço de pessoas pretas e pardas, com deficiência e indígenas – confirma que foi alcançado o objetivo de democratizar o acesso ao serviço público e contribuir para a formação de um quadro de servidoras e servidores com a cara do Brasil. A nova funcionalidade foi desenvolvida com o objetivo de facilitar que esses candidatos de diversas cidades do país possam realizar o processo de admissão de forma ágil, digital e simplificada.
De acordo com a superintendente de Soluções para Gestão Pública do Serpro, Suelene Jochims, a primeira versão desse processo digital foi disponibilizada em novembro de 2024 para órgãos piloto que realizaram processos seletivos próprios antes da convocação do CPNU. “Essa etapa permitiu o amadurecimento do sistema e a inclusão de melhorias baseadas no feedback dos usuários”, informou Suelene.
O gerente de Negócios em Gestão de Pessoas da estatal federal de TI, Lindomar Oliveira Júnior, compartilhou que a empresa recebeu a missão do MGI de desenvolver a funcionalidade para simplificar e digitalizar o processo, já que, anteriormente, cada órgão federal possuía práticas próprias para a admissão de novos servidores, com perda de eficiência. “Com a implementação dessa nova funcionalidade, todo o fluxo de ingresso foi unificado e digitalizado, desde a convocação dos candidatos até a assinatura do termo de posse, proporcionando maior agilidade e transparência”, informou Lindomar.
Além de digitalizar todo o processo de ingresso de novos servidores, essa nova funcionalidade também introduz o Perfil Profissiográfico, uma ferramenta que auxilia na gestão de pessoas, permitindo decisões mais assertivas sobre a alocação dos servidores, considerando tanto suas competências quanto as demandas dos órgãos e entidades. “Essas inovações representam a concretização de uma visão sistêmica da gestão de pessoas, alinhada ao ciclo laboral, promovendo maior transparência, eficiência e inovação. Além disso, fortalecem a tomada de decisões baseada em evidências”, ressalta José Celso Cardoso, secretário de Gestão de Pessoas do MGI.
Etapas do processo de ingresso digital
O novo processo de ingresso digital na Administração Pública se inicia com a convocação dos candidatos, cujas informações são inseridas pelos órgãos na funcionalidade de Requerimentos.
Os convocados serão notificados por e-mail e serão orientados a fazer o download do SOUGOV.BR. Depois disso, os convocados acessam o SOUGOV.BR para iniciar a Solicitação de Ingresso, onde preenchem dados cadastrais, enviam documentos e completam o Perfil Profissiográfico, armazenado na funcionalidade Talentos e Oportunidades.
Em seguida, um gestor do órgão analisa as informações e pode solicitar ajustes ou deferir a solicitação inicial.
Após essa validação inicial, o candidato complementa os dados restantes e assina digitalmente o Termo de Posse no aplicativo SOUGOV.BR, com autenticação pelo Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI). Com o deferimento final, o cadastro é homologado no sistema, sincronizado ao Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos (SIAPE), e a documentação anexada automaticamente à pasta funcional no Assentamento Funcional Digital (AFD), garantindo um fluxo ágil e seguro.
De acordo com Leon Wlasenko Junior, gerente de desenvolvimento de soluções para Gestão e Desempenho Pessoal do Serpro, o novo processo digital automatizado está em constante evolução, recebendo ajustes e novas funcionalidades baseadas no feedback dos usuários. “A funcionalidade já está em pleno funcionamento e preparada para atender ao volume de convocações e admissões previstos no CPNU”, concluiu Leon.
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos – 21/3/2025