O segundo dia da 9ª Oficina de Lucro Social da AMAZUL foi marcado por intensas reflexões, trocas de experiências e construção coletiva. A programação aprofundou o papel dos indicadores como ferramentas essenciais para mensurar o impacto das ações da empresa na sociedade brasileira.
A palestra “Transformação e Impacto: O Lucro Social da AMAZUL na Sociedade Brasileira”, conduzida por Sergio Ballerini, trouxe uma analogia inspiradora com o vídeo “Como os Lobos mudam Rios”, provocando o público com perguntas fundamentais: Como podemos transformar nossa realidade a partir do que vemos e compreendemos? A chamada à ação enfatizou a importância da transparência e da sustentabilidade na medição de resultados, reforçando o papel da AMAZUL como agente de transformação social.
Na sequência, o Superintendente do IPEM-SP, Marcos Heleno Guerson, apresentou a palestra “Infraestrutura da Qualidade: aplicação do Lucro Social”, abordando os desafios e oportunidades da Indústria 4.0, e destacando a Infraestrutura da Qualidade como base da confiança na era digital. O conceito das Hélices do Desenvolvimento Econômico foi explorado como caminho para consolidar o papel da infraestrutura da qualidade no ecossistema de inovação nacional.
O especialista Rodrigo Ozanan trouxe uma introdução aos indicadores de desempenho, apresentando exemplos concretos de indicadores de lucro social e estimulando o debate sobre formas eficazes de acompanhar e comunicar os resultados da atuação da empresa.
Na parte da tarde, os participantes foram organizados em quatro grupos de trabalho, com oito integrantes cada, para a elaboração de propostas de indicadores de Lucro Social específicos para a AMAZUL. As discussões foram orientadas por uma equipe de especialistas composta por Henrique de Araújo Alves, Rodrigo Otávio Ozanan de Oliveira, Janaina Tavares Goulart de Sá Belchior de Oliveira e Rodrigo Pereira Barreto da Costa Felix, que assessoraram os grupos na aplicação da metodologia, com vistas a levantar os processos e os respectivos indicadores alinhados ao Lucro Social da empresa.
O Coordenador-Geral de Negócios, Vice-Almirante Flavio Macedo Brasil, e o Diretor de Administração e Finanças, Contra-Almirante Sérgio Ricardo Machado, dialogaram com os palestrantes e participantes, reforçando os desafios estratégicos da AMAZUL e a importância da oficina como espaço de alinhamento e inovação.
A Tenente Ivanna Vieira Rego, com o apoio da equipe institucional, foi fundamental para garantir a logística e a organização do evento, assegurando a fluidez e o sucesso das atividades.
Com espírito de colaboração e propósito, a AMAZUL segue firme na construção de um legado de impacto positivo para o Brasil, medido não apenas em resultados financeiros, mas também em transformações sociais concretas.
ASMETRO-SI 27/3/2025
1º dia da 9ª Oficina de Lucro Social da AMAZUL: aprofundamento em temas estratégicos https://asmetro.org.br/portalsn/2025/03/26/1o-dia-da-9a-oficina-de-lucro-social-da-amazul-destaca-parceria-com-o-inmetro-e-aprofundamento-em-temas-estrategicos/
Boa tarde! A fiocruz conseguiu um programa chamado “RRA (Reconhecimento de Recursos de Aprendizagem)” e isso permite aos servidores da fiocruz conseguirem os salários de mestrado e doutorado sem necessariamente precisar fazer essas pós-graduações, com o RRA é possível conseguir a gratificação de desempenho de doutorado fazendo cursos da própria fiocruz, com publicações, etc. O sindicato do ibge no ano passado enviou um oficio ao MGI pedindo equiparação com os salarios da fiocruz e do inmetro pois tanto o ibge quanto a fiocruz e inmetro são classificados como “carreiras de ciência e tecnologia” e o MGI atendeu esse pleito de equiparação com base na igualdade. Por que o sindicato do inmetro não solicita o RRA? Já que se o MGI atendeu o pleito de equiparação de salários, que envolve matéria orçamentária, acredito que com certeza então aprovaria também o RRA com base nessa equiparação de carreiras
Isso permitiria que os servidores de nivel superior do inmetro tivessem o salário de doutorado sem precisar fazer doutorado, apenas fazendo cursos do próprio inmetro
Parabéns Para Todos Que Diretamente ou Indiretamente, Apoiaram, Ajudaram, Acreditaram e Se Dedicaram, Para Consolidação e Sucesso, Deste Importante Evento :
” 09 Oficina de Lucro Social da AMAZUL ”
Além dos Que Participariam Ativamente, Durante os 02 Dias do Evento, Devemos Destacar :
Sérgio Ballerini – Asmetro-SI / Inmetro;
Rodrigo Ozanan – Asmetro-SI / Inmetro;
Henrique Alves – Dimel / Inmetro;
Janaína Oliveira – Dimel / Inmetro;
Rodrigo Félix – Dimci / Inmetro;
Marcos Heleno Gerson – Sup. do IPEM / SP;
E Toda a Diretoria da AMAZUL, Anfitriã do Evento, Representada Por :
Vice Almirante Flávio Brasil – Diretor;
Contra Almirante Sérgio Machado – Diretor;
Tenente Ivanna Rego – Coordenação de Apoio e Logística.
Atenciosamente
José Oliveira Cavalcanti.