Atenção, Servidores Federais: Pagamento de abril com retroativos virá com maior incidência de IR

1
6266
@reprodução internet/ Editoria de arte do jornal EXTRA

O pagamento do mês de abril, que será creditado no dia 2 de maio, trará valores retroativos referentes aos meses de janeiro, fevereiro e março, resultado do reajuste concedido aos servidores federais. A informação é do jornalista Gustavo Silva, do Jornal Extra.

Segundo esclarecimento do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), os retroativos não serão pagos em folha suplementar.

Com isso, todo o valor acumulado será somado ao salário de abril, o que pode aumentar a base de cálculo do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF).

O MGI explicou que o cálculo do IR seguirá o procedimento padrão: “somando-se todos os rendimentos em que há incidência de IR e aplica-se a respectiva faixa de tributação.”

Dessa forma, o acúmulo dos valores pode levar muitos servidores a uma faixa superior de tributação neste mês, resultando em uma “mordida” maior do Leão.

Recomenda-se atenção ao contracheque de abril, pois ele trará o valor total pago, incluindo os retroativos, e os respectivos descontos.

ASMETRO-SI  12/4/2025

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui